Topo

Fina anuncia exclusão de 7 nadadores russos dos Jogos Olímpicos

25/07/2016 14h00

Redação Central, 25 jul (EFE).- A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou nesta segunda-feira que sete nadadores russos não poderão participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, devido suspensões anteriores por doping.

Três atletas, Vladimir Morozov, Nikita Lobintsev e Daria Ustinova foram excluídos por causa de menção no relatório McLaren, feito a pedido da Agência Mundial Antidoping (Wada), que denunciou um sistema patrocinado pelo governo para mascarar o uso de substâncias proibidas.

Já Yulia Efimova, Mikhail Dovgalyuk, Natalia Lovtcova e Anastasia Krapivina foram deixadas de fora pelo próprio Comitê Olímpico da Rússia.

Os sete nadadores não passaram pelo crivo da Fina, que estabeleceu três pontos para autorizar a presença dos russos nos Jogos: não ter sido citado no relatório McLaren, ter passado por exame antidoping supervisionado pela entidade e não ter sido suspenso pelo comitê olímpico do próprio país.

Além disso, a Fina divulgou nesta segunda-feira que voltará a analisar as amostras recolhidas no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan, na Rússia, em 2015.