Topo

Comitê Olímpico Russo confirma que Yulia Efimova está fora dos Jogos do Rio

25/07/2016 13h47

Moscou, 25 jul (EFE).- A russa Yulia Efimova, dona de quatro títulos mundiais de natação, não disputará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, conforme ratificou nesta segunda-feira o comitê olímpico do país, devido a antiga suspensão por uso de anabolizantes.

"Sim, Efimova foi punida. Há um ponto na decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) que propõe não incluir atletas russos com histórico de doping", explicou o presidente do órgão nacional, Aleksandr Zhukov, à imprensa local.

Bronze nos 200 metros nado peito nos Jogos de Londres, em 2012, a nadadora foi flagrada em exame antidoping por uso de anabolizantes em 2013, sendo suspensa por 13 meses. Zhukov lamentou que a situação de uso de casos antigos para banir esportistas.

"Li que alguns países propõem transformar essa regra em universal. Porque só os russos serão punidos? Isso viola o princípio da igualdade", avaliou o dirigente.

Efimova voltou a ser suspensa em março do ano passado, devido o consumo de Meldonium, no entanto, acabou perdoada no início desse mês.

O Comitê Olímpico Russo admitiu hoje que há oito integrantes da delegação russa com histórico de doping, embora não esteja descartado que novos nomes apareçam, com base nas denúncias existentes no relatório McLaren, feito pela Agência Mundial Antidoping (WADA).