Topo

Turca Sibel Özkan é flagrada em antidoping e perde prata de Pequim 2008

22/07/2016 15h30

Redação Central, 22 jul (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) retirou besta sexta-feira a medalha de prata conquistada pela turca Sibel Özkan no levantamento de peso dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, após encontrar a substância proibida stanozolol em amostras de sangue coletadas durante a competição.

Segundo informações divulgadas pelo COI em comunicado, o novo estudo feito no sangue de Sibel apontou a presença do esteroide anabolizante sintético. A Comissão Disciplinar do Comitê optou pela desclassificação da atleta turca, e ordenou a devolução da medalha de prata e do diploma olímpico.

"O Comitê Olímpico Turco deverá garantir particularmente o retorno ao COI, assim que possível, da medalha e do diploma dado à atleta em relação à final da prova de levantamento de pesos de 48 quilogramas", afirmou o organismo na nota.

Além disso, o COI pediu à Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) que altere os resultados dos eventos mencionados e considere qualquer outra ação dentro de sua própria competência.

O anúncio do doping da atleta turca chega depois que o Comitê confirmou, também nesta sexta, que a análise do segundo grupo de amostras recolhidas nos Jogos de Pequim e de Londres revelou 45 novos positivos.