Topo

IAAF parabeniza CAS por deixar atletismo da Rússia fora dos Jogos Olímpicos

21/07/2016 09h40

Redação Central, 21 jul (EFE).- A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), por meio de comunicado, parabenizou nesta quinta-feira a Corte Arbitral do Esporte (CAS), pela decisão de deixar a entidade russa da modalidade fora dos Jogos Olímpicos, devido escândalo de doping que explodiu no país.

"A decisão de hoje criou uma igualdade de condições para os atletas. Ela defende os direitos da IAAF de utilizar suas normas de proteção para protegar o esporte, para proteger os atletas limpos e apoiar a credibilidade e a integridade das competições", diz o texto.

No último domingo, a entidade internacional havia decidido, por unanimidade, manter a suspensão da Federação Russa de Atletismo, pelos escândalos de doping sistemático e patrocinado pelo governo, deixando assim todos os atletas do país fora dos Jogos Olímpicos, mesmo os que não foram flagrados em exames.

Um grupo de 68 esportistas, que incluiu a bicampeã olímpica do salto com vara, Yelena Isinbayeva, com apoio do Comitê Olímpico da Rússia, entraram com recurso contra a decisão da IAAF, que teve resultado negativo divulgado hoje.

"Apesar de estamos satisfeitos que nossas normas, e nosso poder para garantir nossas regras, este não é um dia de declarações triunfalistas. Não vim para impedir que atletas compitam. O desejo instintivo da nossa federação é incluir, não excluir", afirmou o britânico Sebastian Coe, presidente da IAAF.