Topo

Após título da Euro, Fernando Santos evita promessas para Copa de 2018

21/07/2016 13h49

Lisboa, 21 jul (EFE).- O técnico de Portugal, Fernando Santos, declarou nesta quinta-feira que não fará promessas a longo prazo sobre a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e que a única certeza é que terá ambição para vencer todas as partidas possíveis.

"Vamos trabalhar mais e mais para levar Portugal ao que todos desejamos. Para a Rússia, prometo trabalho e a ambição de ganhar todas as partidas. Não faço promessas a longo prazo", explicou durante entrevista coletiva em Oeiras, aos arredores de Lisboa.

A Federação Portuguesa anunciou há dois dias a renovação do contrato de Santos por quatro anos, até depois da Eurocopa de 2020, na qual a seleção lusitana defenderá o título de campeã conquistado na França.

Mesmo com a recente conquista, o treinador negou qualquer tipo de pressão para ele ou para a equipe que comandará até 2020 e que também disputará a Copa das Confederações.

"Não tenho pressão. As panelas que têm pressão. Já não tenho idade para sentir pressão. O que tenho são obrigações, que é fazer o melhor. Responsabilidade sim, pressão não. Somos campeões da Europa e vamos seguir sendo nós mesmos", garantiu.

Na mesma entrevista coletiva, o presidente da Federação Portuguesa, Fernando Gomes, revelou que a entidade já queria a continuidade de Fernando Santos no cargo antes da Eurocopa.

"Desde o princípio estava clara a continuidade de Fernando Santos na equipe. Transmitimos isso a ele em uma conversa em maio, antes da Eurocopa", explicou.

O próprio técnico, de 61 anos, lembrou um episódio com Gomes ocorrido na França após o empate em 0 a 0 com a Áustria, o segundo consecutivo que complicava o caminho de Portugal no torneio.

"Depois da partida com a Áustria estávamos jantando e ele, ao meu ouvido, me disse: 'Não se esqueça que conto com você para os próximos quatro anos'. Vínhamos de dois empates e havia muitas pessoas que desconfiavam. Isso me marcou muito", relatou.

Santos revelou que foi "fácil" chegar a um acordo para um novo vínculo e que tudo foi resolvido na semana passada no Algarve, onde tanto ele como o presidente da federação passaram as férias.