Topo

Wada cancela suspensão de laboratório antidoping do Rio

20/07/2016 21h42

Rio de Janeiro, 20 jul (EFE).- A Agência Mundial Antidoping (Wada) recredenciou nesta quarta-feira o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), estabelecido no Rio de Janeiro, para analisar as amostras que serão tomadas dos atletas durante os Jogos Olímpicos, no mês que vem.

A Wada suspendeu provisoriamente o credenciamento do LBCD (antigo Ladetec) no dia 24 de junho por algumas falhas em suas análises, em uma decisão que pôs em dúvida o sistema de combate ao doping no Rio 2016.

Após o anúncio da decisão de hoje, o Ministério do Esporte emitiu um comunicado dizendo que, junto com a Autoridade Brasileira de Controle de Doping (ABCD), via o cancelamento "com satisfação".

"A confirmação do laboratório como a instituição responsável pela realização dos testes de controle de doping nos Jogos Olímpicos do Rio reforça a confiança do Ministério do Esporte no trabalho desempenhado pelo LBCD, com mais de 2,5 mil exames efetuados desde a inauguração, e no legado técnico-científico para a luta contra o doping", diz o Ministério na nota.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, afirmou que esteve atento durante todo o tempo à avaliação da Wada depois que o laboratório detectou a falha pela qual foi suspenso e a corrigiu.

O Laboratório Brasileiro de Controle de Doping, considerado um dos principais legados dos Jogos Olímpicos, foi inaugurado o 9 de maio após uma grande reforma para sua adequação às normas internacionais de cara aos Jogos Olímpicos.

A instalação, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e que já tem convênios para fazer exames nas próximas edições do Campeonato Brasileiro, funcionará 24 horas por dia durante os Jogos Olímpicos para poder analisar cerca de 5 mil amostras de urina e sangue durante o evento.

A Wada informou que decidiu restabelecer o credenciamento do LCBD depois que "todas as partes trabalharam para resolver o problema identificado a fim de que o laboratório possa funcionar da melhor maneira durante os Jogos".