Topo

Comitê Olímpico Russo anunciará integrantes de delegação nesta quarta-feira

20/07/2016 09h38

Moscou, 20 jul (EFE).- O Comitê Olímpico Russo anunciará nesta quarta-feira os atletas que integrarão a delegação do país nos Jogos do Rio de Janeiro, apesar da ameaça de exclusão surgida a partir das denúncias do estabelecimento de um sistema de doping apoiado pelo governo, durante os Jogos de Inverno realizados em Sochi há dois anos.

O ministro dos Esportes, Vitaly Mutko, garantiu que, apesar das baixas na equipe por causa de penas impostas pelo uso de substâncias ilegais, os russos brigarão pelo ouro em 30 diferentes modalidades. Ao todo, serão convocados 387 atletas, incluindo os do atletismo, como a saltadora com vara Yelena Isinbayeva.

O número pode ser reduzido bruscamente caso a Corte Arbitral do Esporte (CAS) não autorize esportistas que não foram flagrados em exames antidoping e filiados à Federação Russa de Atletismo de participar dos jogos, como é o caso da bicampeã olímpica do salto com vara, que ontem participou de audiencia na sede da CAS, em Lausanne, na Suíça.

Ainda nesta quarta-feira, a o presidente do Comitê Olímpico Russo, Aleksander Zhukov, garantiu que o COI tomará uma decisão definitiva sobre a participação do país nos Jogos do Rio, neste fim de semana, mais provavelmente, no domingo.

Já o porta-voz do governo, Dmitri Peskov, garantiu que não há qualquer chance de a Rússia boicotar o evento poliesportivo, após denúncias contidas no relatório McLaren, elaborado a pedido da Agência Mundial Antidoping (WADA).

"Não, esta opção não está na nossa agenda", disse o representante do Kremlin, em entrevista coletiva.