Topo

Giampiero Ventura é apresentado como novo técnico italiano

19/07/2016 13h51

Roma, 19 jul (EFE).- Giampiero Ventura, que dirigiu o Torino nas últimas cinco temporadas, foi apresentado nesta terça-feira como técnico da seleção italiana pela federação de futebol do país (FIGC) para os próximos dois anos, em substituição a Antonio Conte que foi para o Chelsea.

O treinador de 68 anos assinou contrato por duas temporadas, até o fim da próxima Copa do Mundo, depois de cinco anos à frente do 'Toro', equipe que ele ajudou a retornar à primeira divisão em 2012 e desde então teve como melhor colocação o sétimo lugar, em 2014.

Na entrevista coletiva de apresentação, o presidente da FIGC, Carlo Tavecchio, agradeceu o antecessor pelo trabalho realizado e destacou a experiência do novo técnico.

"Agradeço a Conte o que fez, deu uma imagem nova de nós, criou um estilo de compromisso, esforço pela equipe e não pelas individualidades. Ventura é um mestre do futebol. Sempre esteve em minha mente como futuro treinador da seleção", declarou o dirigente.

Ventura, por sua vez, destacou seu orgulho por chegar ao banco da 'Azzurra' e também fez elogios a Conte, que levou a Itália às quartas de final da última Eurocopa.

"Estou feliz por estar aqui, mas sobretudo estou orgulhoso por ter sido eleito para representar um dos países mais importantes em nível futebolístico. Agradeço a Conte, porque me deixou uma equipe com conhecimentos, com cultura do trabalho. Isso me permite começar com alguma vantagem", considerou.

"Quando há um futebol organizado, é possível melhorá-lo nos detalhes. O que Conte fez em pouco tempo foi importante, e agora poderei me dedicar aos detalhes. Daqui nasce a possibilidade de fazer tudo muito bem feito", acrescentou.

Segundo Ventura, a abordagem defensiva definida como 'Catenaccio' já não é algo próprio do país e o importante é aber criar espaços. "Houve uma evolução tática, e hoje não há equipe que não esteja com dez homens atrás da linha da bola quando defende. Depois, o importante é saber criar espaços, aproveitá-los e escolher o melhor passe disponível", analisou.

O treinador apresentará sua primeira convocação no final de agosto, quando começará a preparar a estreia oficial, em 1º de setembro, em amistoso contra a França.