Topo

Funcionários de alto escalão do Ministério dos Esportes russo são afastados

19/07/2016 11h15

Moscou, 19 jul (EFE).- O ministo Vitaly Mutko anunciou nesta terça-feira o afastamento de vários funcionários de alto escalão do Ministério de Esportes, após as acusações de doping sistemático apresentadas no relatório McLaren, elaborado a pedido da Agência Mundial Antidoping (WADA).

"Eu dei a ordem. Todos aqueles que foram mencionados estão afastados provisoriamente", disse o titular da pasta, em entrevista coletiva.

Entre os que ficarão fora do ministério estão Natalia Zhelanova, assessora do ministro para assuntos relacionados ao doping, Irina Rodionova, subdiretora do centro de alto rendimento do país, Yuri Chizhov, subchefe do laboratório antidoping de Moscou, e Avak Abalian, subdiretor do departamento de Ciência e Educação.

Ontem, o primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, já havia afastado Yuri Nagornij, vice-ministro dos Esportes, que é mencionado no relatório McLaren como o principal responsável pelo programa de doping colocado em prática nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, dois anos atrás.

O esquema permitia transformar um exame antidoping com resultado positivo, em negativo e funcionava sob a supervisão do Ministério dos Esportes do país e do Serviço Federal de Segurança, a antiga KGB, relatou o autor do documento, o advogado canadense Richard McLaren, em entrevista coletiva concedida em Montreal.

Ontem, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, já havia garantindo que todos os funcionários apontados no documento seriam afastados até o fim das investigações sobre o caso, mas cobrou que a WADA procure informações mais objetivas e completas.

O Comitê Olímpico do país europeu e o governo russo garantiram que é duvidosa a reputação do principal informante da WADA, Grigori Rodchenkov, antigo diretor do laboratório antidoping de Moscou, que está exilado nos Estados Unidos.