Topo

COI adia decisão sobre participação da Rússia nos Jogos Olímpicos do Rio

19/07/2016 12h09

Redação Central, 19 jul (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI), após teleconferência realizada nesta terça-feira pelo Comitê Executivo, decidiu adiar até o fim de semana a decisão sobre a possível exclusão da Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, devido denúncias de doping sistemático no país.

"O COI avaliará cuidadosamente o relatório (McLaren) e explorará as opções legais relacionadas com uma exclusão coletiva de atletas russos dos Jogos, diante do direito a uma justiça invidual", detalhou a organização por meio de comunicado.

De acordo com o texto, serão analisadas a resolução da Corte Arbitral do Esporte (CAS), de 21 de julho, sobre as regras da IAAF, que manteve a suspensão da federação russa de atletismo, assim como o Código Mundial Antidoping e a Carta Olímpica.

Além disso, com o adiamento, o COI aguarda a pronunciamento da CAS sobre recurso de atletas russos contra a punição imposta a federação do país, que os impede de participar dos Jogos Olímpicos deste ano.

A audiência da Corte, que aconteceria hoje, acabou sendo adiada na última hora, para que se avalie a solicitação de 68 esportivas, entre eles, a saltadora com vara Yelena Isinbayeva, que discursará em nome de todoo grupo.

Enquanto isso, uma comissão de investigação do COI estudará todos os aspectos legai sdo caso, especialmente a que diz respeito de uma suspensão total a Rússia, que impediria a participação de atletas comprovadamente "limpos" de doping.

O esquema denunciado ontem permitia transformar um exame antidoping com resultado positivo, em negativo e funcionava sob a supervisão do Ministério dos Esportes do país e do Serviço Federal de Segurança, a antiga KGB, relatou o autor do documento, o advogado canadense Richard McLaren.