Topo

CAS fecha audiência sobre atletas russos e emitirá decisão na próxima quinta

19/07/2016 14h29

Moscou, 19 jul (EFE).- A Corte Arbitral do Esporte (CAS) fechou nesta terça-feira em Genebra a audiência sobre o recurso pedido pelos atletas russos para poderem disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, após o veto imposto pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), e anunciará a decisão em dois dias.

A audiência, que foi transferida no último momento de Lausanne a Genebra, estudou a solicitação de 68 atletas russos, entre eles Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica no salto com vara, e do comitê olímpico do país.

Isinbayeva, que disputaria no Rio de Janeiro a quinta edição dos Jogos Olímpicos da carreira, denunciou pressões para que a IAAF deixe a Rússia fora da disputa e hoje discursou na CAS como representante do atletismo de sua nação.

Neste momento, apenas Daria Klishina, bronze no Europeu em 2014 e campeã nacional em junho passado no salto em distância, pode competir como atleta independente e treinar nos Estados Unidos.

Segundo as normas da IAAF, a suspensão da Federação Russa de Atletismo (FRA), confirmada em 17 de junho, impede que os atletas vinculados a ela estejam nos Jogos. Por outro lado, os russos pedem à CAS, que revise a decisão no caso daqueles que não foram punidos por doping.

O Comitê Olímpico Internacional (COI), que deixou entrever que cogita a exclusão coletiva dos atletas da Rússia, ressaltou que levará em conta a decisão da Corte antes de tomar uma decisão.