Topo

Secretário de saúde do México diz que atletas estarão protegida da zika

18/07/2016 17h37

Cidade do México, 18 jul (EFE).- O secretário de Saúde do México, José Narro Robles, garantiu nesta segunda-feira que os integrantes da delegação que virá ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos estará protegida da zika e de qualquer outro risco.

Hoje, as autoridades locais se reuniram com atletas, que receberam kit com repelente, gel para higienizar as mãos e preservativos.

"O problema central é a zika, mas não vamos estar atentos só a isso, mas a outros temas de saúde também", afirmou Narro Robles, em entrevista coletiva concedida na Cidade do México.

O secretário lembrou que especialistas admitiram que as chances de contágio pelo vírus da zika em um atleta sejam baixas, mas, ainda assim, sugeriram série de medidas de higiene e de proteção, que são indicadas não só para esportistas, mas também para torcedores que embarcarão para o Rio de Janeiro.

O governo enviará dois epidemiologistas para acompanhar a delegação na Vila Olímpica, medida comemorada pelo presidente do Comitê Olímpico Mexicano, Carlos Padilla.

"Isso nos deus tranquilidade e, a partir disso, a pressão por causa desse tema diminui", disse o dirigente.