Topo

Godoy Cruz e San Lorenzo definirão 2º finalista do Argentino neste domingo

19/05/2016 12h04

Buenos Aires, 19 mai (EFE).- Godoy Cruz e San Lorenzo definirão neste domingo o segundo finalista do Campeonato Argentino, que será rival do Lanús, em semana conturbada no futebol do país, com as principais equipes se desfiliando da federação local para criar liga independente.

Os dois times estão no topo do grupo 1 da competição, ambos com 33 pontos, mas o 'Tomba' leva grande vantagem para o time que tem o papa Francisco como torcedor-símbolo no saldo de gols (15 a 8), o que dá, praticamente, ao clube da província de Mendoza o direito de precisar apenas de uma vitória simples.

O Godoy Cruz visitará no domingo o San Martín, rival regional, em jogo definido como "interzonal", envolvendo equipes das diferentes chaves da competição. No mesmo dia, o San Lorenzo, que torce do tropeço do concorrente para não precisar emplacar goleada de, pelo menos, oito gols de diferença, receberá o Banfield.

Independente do que acontecer nesta 16ª e última rodada do Argentino, 'Tomba' e 'Ciclón' já estão momentaneamente garantidos na Taça Libertadores do próximo ano, assim como o Lanús, que tem 38 pontos, já garantiu a liderança do grupo 2 e se despede desta fase no domingo, atuando em casa contra o Huracán.

A segunda colocação da chave, que define o outro representante do país na competição continental, também sairá no domingo, entre Estudiantes, atual vice-líder com 31 pontos, e o Atlético Tucumán, que está em terceiro com 30.

O time de La Plata, que se classificará com a vitória, visitará o Unión, enquanto o 'Decano' terá pela frente o Newell's Old Boys, em Rosário, em jogo que o empate não serve, então será preciso vencer e torcer por tropeço do concorrente.

No Argentino, os dois melhores de cada chave se garantirão na edição de 2017 da Taça Libertadores. Contudo, a situação pode mudar se um time do país conquistar a Taça Sul-Americana, o que tirará vaga do perdedor do confronto entre os vice-campeões de chave, que acontecerá em paralelo com a decisão do campeonato.

A última rodada da competição ainda terá a definição do único rebaixado. O Sarmiento escapará da queda se vencer no sábado o Olimpo, fora de casa, de acordo com a média de pontos desta e das últimas duas temporadas.

O outro envolvido é o Argentinos Juniors, que precisa vencer o Atlético Rafaela, também no sábado, assim como o concorrente, atuando como visitante. Caso isso aconteça, e o Sarmiento perca, a equipe que revelou Maradona estará salva, mas se o rival empatar, será necessária a disputa de jogo-extra.

O River Plate, por sua vez, se despedirá do campeonato na sexta-feira, abrindo a rodada em visita ao Arsenal de Sarandí. O time 'millonario' é apenas o nono colocado do grupo 1. O Boca Juniors, que ocupa o mesmo posto no grupo 2, joga em seus domínios contra o Defensa y Justicia.

Por fim, outro ponto marcante desta última rodada será a despedida do futebeol do atacante Diego Milito, do Racing. A última partida de 'El Príncipe' será neste sábado, no Cilindro de Avellaneda, contra o Temperley, que escapou do rebaixamento na rodad passada.



Programação da 16ª e última rodada do Campeonato Argentino:.



Sexta-feira.

Arsenal de Sarandí - River Plate.

Tigre - Aldosivi.

Sábado.

Olimpo - Sarmiento.

Atlético Rafaela - Argentinos Juniors.

Racing - Temperley.

Quilmes - Independiente.

Vélez Sarsfield - Patronato.

Domingo.

San Lorenzo - Banfield.

San Martín - Godoy Cruz.

Newell's Old Boys - Atlético Tucumán.

Boca Juniors - Defensa y Justicia.

Unión - Estudiantes.

Lanús - Huracán.

Segunda-feira.

Belgrano - Rosario Central.

Gimnasia y Esgrima - Colón.