Topo

Grêmio pega Rosario nas oitavas da Libertadores para apagar trauma no Gaúcho

26/04/2016 17h24

São Paulo, 26 abr (EFE).- Eliminado de maneira precoce no Campeonato Gaúcho, o Grêmio aposta agora todas as fichas na Taça Libertadores e recebe nesta quarta-feira o Rosario Central, em partida de ida das oitavas de final da competição continental.

O Tricolor venceu o Juventude por 3 a 1 no último domingo, na Arena Grêmio, mas o resultado foi insuficiente para reverter a derrota por 2 a 0 no Alfredo Jaconi, jogo em que o time voltou a mostrar um problema crônico da temporada: as bolas paradas.

A eliminação colocou pressão sobre o técnico Roger Machado e os jogadores, praticamente obrigados a manter a equipe na competição. Mas, para isso, o Grêmio terá que superar um retrospecto recente desfavorável: nas últimas três participações no torneio, a equipe acabou eliminada exatamente nas oitavas.

A esperança é manter a boa campanha da primeira fase no mata-mata. Apesar de ter caído no chamado "grupo da morte", formado também por San Lorenzo, atual campeão, Toluca, e LDU, os comandados de Roger terminaram com a segunda posição, com 11 pontos, dois a menos que os mexicanos.

Para o duelo, o treinador deve ter praticamente força máxima para enfrentar os argentinos. O atacante equatoriano Miller Bolaños, principal reforço na temporada, foi poupado da atividade realizada na segunda-feira, após a eliminação do Gaúcho, por precaução e deve jogar.

O artilheiro, autor de um dos gols contra o Juventude apesar de ter entrado no segundo tempo, pode voltar ao time titular no lugar de Bobô, o escolhido por Roger para deixar o campo no Estadual.

Por outro lado, o zagueiro Pedro Geromel, um dos destaques da equipe, está fora do jogo. O jogador foi diagnosticado com caxumba, perdeu as partidas decisivas pelo Gaúcho e só deve poder voltar à equipe principal no duelo da volta pela Libertadores. Por isso, Bressan deve ser mantido no time ao lado de Fred.

O técnico do Rosario, Eduardo Coudet, também terá problemas para escalar a equipe na Arena Grêmio. O meia Giovani Lo Celso, com desgaste físico, será poupado e dará espaço a um velho conhecido da torcida gremista: o argentino German Herrera.

O meia José Luis Fernandéz, ausência no empate por 0 a 0 no clássico contra o Newell's Old Boys, válido pelo Campeonato Argentino, ainda será reavalido antes do jogo para saber se tem condições de atuar. Outra mudança seria a manutenção de Walter Montoya no setor, no lugar de Gustavo Colman.

Além deles, o também atacante Marcelo Larraondo segue de fora do time devido a uma lesão no joelho esquerdo.

A única boa notícia é o retorno do zagueiro Javier Pinola, que estava suspenso. No entanto, ele deve atuar como lateral-esquerdo, fazendo com que Cristian Villagra deixe a equipe principal.

Sem ter nunca vencido no Brasil em partidas pela Libertadores, o Rosario terá uma única missão no duelo na Arena Grêmio: marcar gols como visitante. Esse foi o recado dado por Coudet em entrevista coletiva antes do jogo.

"São 180 minutos. Os primeiros 90 são muito importantes. Creio que vai ser importante marcar gol de visitante", afirmou o treinador.

Para chegar às oitavas, o Rosario teve um caminho mais difícil que os gremistas. Apesar de ter ficado com a primeira posição do Grupo 2, com 13 pontos, a classificação só veio após uma importante vitória sobre o Nacional, no Uruguai, na última rodada.

O resultado, de quebra, eliminou o Palmeiras, que precisava de um tropeço dos argentinos para seguir na Libertadores.



Prováveis escalações.

Grêmio: Grohe; Ramiro, Bressan, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas; Luan e Bolaños. Técnico: Roger Machado.

Rosario Central: Sosa; Salazar, Burgos, Donatti e Pinola; Musto, Montoya (Colman), Fernández e Cervi; Herrera e Marco Ruben. Técnico: Eduardo Coudet.

Árbitro: Hugo Carrillo (Peru), auxiliado pelos compatriotas Jonny Bossio e Braulio Cornejo.

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.