Topo

Arsenal e Barça defendem boa fase e lutam por vaga nas quartas da 'Champions'

22/02/2016 15h21

Londres/Barcelona, 22 fev (EFE).- Arsenal e Barcelona, que enfrentaram pelo título continental em 2006, iniciarão nesta terça-feira a luta por uma vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, motivados pela boa fase que atravessam na temporada.

O time londrino, que atuará em casa na primeira partida, ocupa atualmente a terceira colocação no Campeonato Inglês, dois pontos atrás do líder Leicester, que venceu de virada na 26ª rodada da competição.

Na Liga dos Campeões, no entanto, os 'Gunners' sofreram na fase de grupos. A equipe fez nove pontos no grupo F, avançando graças a vitória sobre o Olympiacos na última rodada por 3 a 0, em que entraram em campo precisando vencer por dois gols de diferença.

O Barça, por sua vez, lidera o Campeonato Espanhol com 63 pontos, oito a frente do Atlético de Madrid e nove distante do Real Madrid. Na 'Champions', o time catalão avançou com facilidade, marcando 14 pontos, com quatro vitórias e dois empates.

Até hoje, os dois times disputaram sete vezes na competição continental, com a vantagem absoluta sendo do detentor do título, com quatro vitórias. Além disso, houve dois empates e apenas uma vitória do Arsenal.

O confronto mais importante aconteceu em 2006, na final disputada em Paris, em que o Barça levou a melhor por 2 a 1, com gols do atacante camaronês Samuel Eto'o e do lateral-direito brasileiro Belletti, esse último a nove minutos do fim do confronto.

O único duelo em oitavas de final foi realizado na temporada 2010/2011. Na ida, o Arsenal levou a melhor por 2 a 1, em Londres, mas na volta, em Barcelona, os anfitriões venceram por 3 a 1, com direito a dois gols do argentino Lionel Messi.

Para o duelo desta terça-feira, o técnico 'gunner', Arsène Wenger, já sabe que não contará com o zagueiro Gabriel Paulista, os meias Santi Cazorla, Jack Wilshere e Tomas Rosicky, já que todos estão lesionados.

A principal dúvida para definir o onze inicial é no setor ofensivo, em que Alex Oxlade-Chamberlain e Theo Walcott disputam a posição. As outras peças do setor serão Mesut Özil, Alexis Sánchez e Olivier Giroud.

A principal preocupação de Wenger, no entanto, é quanto ao desempenho do setor defensivo, por ter como objetivo não sofrer gols, para levar a série eliminatória aberta para o estádio Camp Nou, em jogo que acontecerá em 16 de março.

"Ainda não sei como parar o Barça. Estaremos correndo atrás e não teremos a bola", admitiu o treinador francês.

Para tornar o trabalho de Wenger mais complicado, o técnico do time espanhol, Luis Enrique, terá o time que considera titular à disposição, inclusive com o trio de ataque formado por Messi, o uruguaio Luis Suárez e Neymar.

O zagueiro Gérard Pique e o volante Sergio Busquets, que foram poupados na vitória sobre o Las Palmas por 2 a 1, no fim de semana, pelo Espanhol, estarão em campo no Emirates Stadium nesta terça-feira.

No gol, o alemão Marc-André Ter Stegen será titular mais uma vez, como acontece nas competições "de copa", substituindo o chileno Claudio Bravo, que fica com a posição no campeonato nacional.

O Barça colocará em jogo a invencibilidade atual de 30 jogos, que foi iniciada em 3 de outubro do ano passado, com derrota para o Sevilla por 2 a 1, fora de casa.



Prováveis escalações.

Arsenal: Cech; Bellerín, Mertesacker, Koscielny e Monreal; Coquelin, Ramsey e Özil; Sánchez, Oxlade-Chamberlain (ou Walcott) e Giroud. Técnico: Arsène Wenger.

Barcelona: Ter Stegen; Daniel Alves, Mascherano, Piqué e Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suárez e Neymar. Técnico: Luis Enrique.

Árbitro: Cüneyt Çakir (Turquia), auxiliado pelos compatriotas Bahattin Duran e Tarik Ongun.

Estádio: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra).