Topo

Etíope Genzebe Dibaba buscará ouro nos 5.000 metros no Rio

19/02/2016 11h52

Sabadell (Barcelona), 19 fev (EFE).- A corredora etíope Genzebe Dibaba, recordista mundial dos 1.500 metros ao ar livre, assegurou nesta sexta-feira que nos Jogos Olímpicos de Rio não competirá nesta distância, mas lutará pelo ouro nos 5 mil metros.

A atleta fez este anúncio durante a recepção oferecida pelo prefeito de Sabadell (Barcelona), Juli Fernández, por ocasião de sua participação nesta tarde no Comício do Centenário da Federação Catalã de Atletismo (FCA).

"Nos Jogos Olímpicos de Rio não vou competir nos 1.500 e sim nos 5 mil, onde tentarei melhorar minha marca e, certamente, lutar pelo ouro", assegurou.

Genzebe Dibaba foi recebida pelo o prefeito de Sabadell, junto à vereadora de Esportes, Marisol Martínez, e o presidente da Federação Catalã de Atletismo, Joan Villuendas.

O ato faz parte da promoção de Sabadell, que pretende sediar o Campeonato Europeu de Pista Coberta de 2019.

Dibaba, que chegou ontem à noite a Sabadell após bater, na quarta-feira a noite, o recorde mundial de 1 milha em pista coberta em Estocolmo, explicou que seu objetivo agora é competir na Liga Diamente em Oslo (Noruega) e Eugene (Estados Unidos). Além disso, no final de março no Mundial de Pista Coberta em Portland (Estados Unidos).

Sobre a ameaça que pode representar o zika no Rio de Janeiro, se Dibaba fez poucos comentários. "Qualquer atleta quer ir aos Jogos. Sabemos que o zika é perigoso, mas nós faremos o que os responsáveis da equipe e da Federação da Etiópia disserem".

Genzebe Dibaba, de 25 anos, escolhida Melhor Atleta Mundial de 2015 e campeã mundial dos 1.500 metros em Pequim 2015, é considerada como a melhor corredora de todos os tempos do meia-distância.