PUBLICIDADE
Topo

MMA


MMA

É campeão! Charles 'Do Bronx' faz história e nocauteia Chandler no UFC 262

É campeão! Charles "Do Bronx" faz história e nocauteia Chandler no UFC 262 - Troy Taormina-USA TODAY Sports
É campeão! Charles 'Do Bronx' faz história e nocauteia Chandler no UFC 262 Imagem: Troy Taormina-USA TODAY Sports

Diego Ribas, em Houston (EUA)

Ag. Fight

16/05/2021 02h15

A favela venceu! Esse foi o lema que Charles 'Do Bronx' adotou para sua caminhada no UFC e, depois de onze anos na maior organização de MMA do mundo, o brasileiro, de origem humilde, finalmente, chegou ao lugar mais alto do peso-leve (70 kg).

Na edição de número 262, realizada neste sábado (15), em Houston (EUA), o paulista se tornou campeão da categoria ao nocautear Michael Chandler. Com o triunfo, o faixa-preta de jiu-jitsu passou a ser o segundo atleta do país a ostentar o título da divisão.

A histórica vitória no UFC 262 reforça o momento mágico que 'Do Bronx' vive no MMA. Depois de uma trajetória de altos e baixos na companhia, 'Do Bronx', de 31 anos, possui nove triunfos seguidos, sendo cinco por finalização e três por nocaute, e também o cinturão do peso-leve.

Além disso, o brasileiro é o recordista de finalizações na história da organização (14 vezes). Seus triunfos de maior destaque no esporte foram diante de Kevin Lee, Michael Chandler e Tony Ferguson.

Agora, a categoria não é mais conhecida por apresentar Khabib Nurmagomedov como número um e sim por ser liderada por um atleta que lutou contra tudo e contra todos no Ultimate e na vida.

A luta

O primeiro round disputado por Charles 'Do Bronx' e Michael Chandler foi, simplesmente, insano. Logo no início, o brasileiro aplicou um chute baixo, que desequilibrou o americano. Na sequência, 'Iron' buscou a aproximação, apostando em seu poder e acertou bons golpes. O brasileiro tentou a queda e acabou caindo em uma guilhotina de Chandler. Faixa-preta de jiu-jitsu, o paulista saiu da pressão, foi para as costas do oponente, tentou aplicar um mata-leão e fechou o cadeado. Não satisfeito, o lutador deu uma cotovelada e golpeou o corpo do rival.

Em desvantagem, Chandler fez o giro, escapou de uma chave-de-braço e de uma investida do brasileiro em suas pernas. Em pé, 'Iron' ficou próximo de encerrar o duelo ao acertar cruzados e diretos em Charles, que desabou, mas se defendeu. No solo, Chandler continuou atacando, mas o paulista, mesmo por baixo, conseguiu travar o combate, se protegeu e, mais do que isso, sobreviveu. No segundo round, Charles ignorou o que aconteceu nos primeiros cinco minutos e retornou com tudo ao octógono.

Conhecido no MMA pelo jiu-jitsu de alto nível, o brasileiro mostrou que sua trocação também se encontra em outro patamar. O paulista acertou um cruzado de esquerda que abalou Chandler, e, na sequência, aplicou uma cotovelada e outro cruzado de esquerda para nocautear o oponente e conquistar a maior vitória de sua carreira. A curiosidade é que, antes do duelo, 'Do Bronx' profetizou que seria campeão do peso-leve do UFC e, justamente, vencendo Chandler por nocaute.

Acompanhe os resultados do UFC 262:

Charles 'Do Bronx' nocauteou Michael Chandler no 2º round;
Beneil Dariush venceu Tony Ferguson por decisão unânime;
Rogério Bontorin venceu Matt Schnell por decisão unânime;
Katlyn Chookagian venceu Viviane Araújo por decisão unânime;
Edson Barboza nocauteou Shane Burgos no 3º round;
André 'Sergipano' finalizou Ronaldo 'Jacaré' no 1º round;
Lando Vannata venceu Mike Grundy por decisão dividida;
Jordan Wright nocauteou Jamie Pickett no 1º round;
Andrea Lee finalizou Antonina Shevchenko no 2º round;
Priscila 'Pedrita' nocauteou Gina Mazany no 2º round;
Tucker Lutz venceu Kevin Aguilar por decisão unânime;
Christos Giagos finalizou Sean Soriano no 2º round.

MMA