Topo

Despedida? BJ Penn deixa o futuro no MMA em aberto

Ag. Fight

14/01/2019 15h23

O último evento do UFC no ano de 2018 marcou o retorno de um dos maiores atletas da história da organização: BJ Penn. No entanto, aos 40 anos, o 'Prodígio', como é conhecido, foi derrotado como nunca antes em sua carreira, por finalização. Com o revés sofrido para Ryan Hall em Inglewood (EUA), os rumores de uma possível aposentadoria do veterano aumentaram ainda mais.

Afinal de contas, BJ sofreu sua sexta derrota seguida no MMA - o ex-campeão dos leves (70 kg) e dos meio-médios (77 kg) do Ultimate não sabe o que é vencer desde 2010, quando superou a lenda Matt Hughes. Mas, nesse sábado (12), Penn quebrou o silêncio e falou sobre o assunto em entrevista ao seu próprio site - 'BJPenn.com'.

"Acabei de voltar para o Havaí. Vou deixar meu tornozelo curar e depois vou decidir o que vem em seguida para a minha vida", declarou BJ, sem dar pistas sobre o futuro no esporte.

O havaiano retornou ao seu país após realizar a preparação para seu combate no UFC 232 toda no Brasil. BJ se hospedou no Rio de Janeiro, cidade em que se localiza a sede da equipe Nova União - na qual o veterano realizou seu camp. E, de acordo com Penn, esse período de treinos não poderia ter sido melhor.

"Sabe, senti que fiz um dos melhores camps de treinamento da minha vida para essa luta. Treinar no Brasil na Nova União não foi nada além de maravilhoso. Não tenho nem como agradecer ao Leo Santos e ao técnico Andre Pederneiras pelo seus esforços. Nós treinamos de tudo, até mesmo chaves de perna, e eu me senti ótimo. Apenas não deu certo dessa vez", afirmou Penn, antes de comentar sobre seu estado atual.

"Está inchada (a perna). Há alguns hematomas. Mas não foi meu joelho. Foi meu tornozelo que estalou. Tiro o chapéu para Ryan Hall, essa finalização foi perfeita", concluiu a lenda do MMA.

Apesar do próprio BJ ainda não ter definido se pendura as luvas ou não, o presidente do UFC já opinou sobre o assunto. Logo após o show do dia 29 de dezembro, durante a coletiva de imprensa, Dana White revelou que preferia que Penn se aposentasse do MMA.h