Topo

Mordida de Tyson em Holyfield celebra 20 anos; relembre

Ag. Fight

28/06/2017 16h52

Há exatos 20 anos um dos maiores escândalos da história do boxe chocou o mundo. E tudo aconteceu em Las Vegas (EUA), durante uma disputa pelo cinturão dos pesos-pesados da WBA (Associação Mundial de Boxe) entre Mike Tyson e Evander Holyfield. Após sair atrás nos dois primeiros assaltos, ‘Iron Mike’ abandonou o profissionalismo e simplesmente mordeu a orelha do rival.

O lance aconteceu durante o terceiro round. Em determinado momento, enquanto os atletas estavam no clinche, Tyson não pensou duas vezes e mordeu a orelha de Holyfield. O combate, então, foi interrompido pelos juízes, mas recomeçado logo em seguida após os médicos examinarem o atleta. E, novamente, faltando menos de 40 segundos para o fim do assalto, o ex-campeão mundial deu outra dentada no lóbulo do rival e acabou desqualificado da luta.

Além da derrota óbvia por causa do incidente, Tyson teve sua licença cassada pela Comissão Atlética de Nevada e foi afastado por um ano dos ringues. Isso sem contar uma multa de 3 milhões de dólares (cerca de R$ 9,6 milhões, atualmente) que o americano teve que pagar.

Na época, Tyson argumentou que ‘apenas’ mordeu a orelha do oponente para se vingar de sucessivas cabeçadas aplicadas por Holyfield, que, supostamente, foram responsáveis por abrir um corte em seu supercílio. Por incrível que pareça, agora, 20 anos depois de um dos episódios mais emblemáticos da história do boxe, os arquirrivais se dão bem e são amigos.

Assista abaixo (ou clique aqui) e relembre a mordida de Tyson em Holyfield.