Topo

Chad Mendes culpa creme de pele por doping e reclama de longa suspensão

29/07/2016 11h49

Chad Mendes foi nocauteado nas suas últimas duas lutas - Erik Engelhart

Chad Mendes foi nocauteado nas suas últimas duas lutas – Erik Engelhart

Chad Mendes está suspenso do octógono por dois anos. Flagrado em um exame antidoping feito fora de competição , o americano testou positivo para hormônios do crescimento e foi notificado no último dia 20 de julho a respeito da punição. E somente agora ao saber do gancho que terá que enfrentar é que o atleta decidiu quebrar o silêncio. Apesar de admitir que merece uma punição pois ‘violou as regras’, o americano garantiu que a substância encontrada em sua amostra veio de um creme de pele que ele faz uso para tratar uma psoríase (doença de pele) e ponderou que um gancho de dois anos seria um período muito longo para sua infração.

Em entrevista no programa de rádio ‘The Drive’, Mendes admitiu que quebrou as regras da USADA (agência antidopagem americana) e que não está tentando se livrar das consequências. No entanto, na opinião do atleta, uma suspensão de dois anos para uma substância que não é anabolizante se torna severa demais.

“Eu sempre aceitei as coisas, sem nem questionar. Esse foi um dos casos em que havia alguma substância que está na lista proibida pela USADA. Sinto que tive falta de sorte. Eu quebrei as regras. Eu usei o produto. Não fui até a USADA inventando qualquer história mentirosa para me safar. Mas dois anos é muito tempo. Especialmente nesse esporte. Especialmente para um uma primeira infração. Especialmente sobre algo que não é nem um anabolizante. Não sei. É uma situação difícil. Existem regras e eu acho que a USADA está fazendo um excelente trabalho. Não posso ser eu a quebrar a regra e pedir um ‘tratamento especial'”, declarou.

Duas vezes derrotado por José Aldo na briga pelo cinturão peso-pena (66 kg), Mendes vem de duas derrotas seguidas, ambas por nocaute - a primeira para Conor McGregor e a segunda para Frankie Edgar. Aos 31 anos de idade, o atleta coleciona na carreira um cartel com 17 vitórias e quatro derrotas.