Columbus Crew vence Los Angeles FC (2-1) e conquista seu 3º título da MLS

O Columbus Crew venceu o Los Angeles FC (LAFC) por 2 a 1 neste sábado (9) e conquistou seu terceiro título da Liga Norte-Americana (MLS). 

O Columbus abriu o placar com um gol do colombiano Juan Camilo 'Cucho' Hernández, convertendo um pênalti aos 33 minutos, e o ganês Yaw Yeboah ampliou aos 37.

O gabonês Denis Bouanga, diminuiu aos 74 minutos para o LAFC, nesta final disputada no Lower.com Field (Columbus, Ohio). 

O LAFC não conseguiu revalidar o título, feito que apenas três franquias da MLS conseguiram, nesta que foi provavelmente a partida de despedida do seu emblemático capitão Carlos Vela e do veterano italiano Giorgio Chiellini. 

O Columbus, comandado pelo pouco conhecido técnico francês Wilfried Nancy, dominou o jogo por longos períodos, enquanto o LAFC de Steve Cherundolo não conseguiu se beneficiar de seu habitual jogo de contra-ataques. 

Nancy, que conquistou seu primeiro título importante como técnico em sua primeira temporada no Columbus, disse que seu time melhorou ao longo da temporada. 

"Eles cresceram muito como jogadores e como pessoas. Quando começamos, eu disse a eles 'Rapazes, impossível é uma opinião' - apenas aproveitem e vamos crescer. E foi isso que aconteceu. Isto é inacreditável", disse ele.

"Jogamos do nosso jeito. Estou muito orgulhoso".

Depois dos triunfos em 2008 e 2020, o Columbus Crew se sagrou campeão da MLS, no ano em que os holofotes do mundo do futebol se concentraram neste campeonato na chegada de Lionel Messi em julho. 

Continua após a publicidade

Embora tenha levado o Inter Miami ao título da Leagues Cup, o astro argentino disputou apenas seis partidas na MLS e não teve tempo de levar seu time aos playoffs. 

O Columbus, que ficou de fora dos playoffs no ano passado, ressurgiu nesta temporada graças a 'Cucho' Hernández e seu parceiro de ataque, o uruguaio Diego Rossi, ex-jogador do LAFC. 

"Foi um pouco difícil para mim e minha família vir da Inglaterra para os Estados Unidos. Isso significa que todo o esforço e decisão que tomamos foram acertados. Agora quero desfrutar", disse à Apple TV o atacante Pereira, por quem o Columbus pagou 10 milhões de dólares (R$ 49 milhões pela cotação atual) em 2022 ao inglês Watford.

- 'Cucho' Hernández abre o placar -

Depois de um início frenético, diante de uma torcida barulhenta que lotou o estádio com capacidade para 20.802 pessoas, o Columbus rapidamente se acomodou em seu jogo de posse de bola, graças à influência tranquilizadora do veterano meia Darlington Nagbe.

O domínio da equipe da casa rendeu frutos em uma jogada na área em que Rossi tentou controlar uma bola que depois ricocheteou no peito do zagueiro equatoriano Diego Palacios e tocou em seu braço. 

Continua após a publicidade

O árbitro marcou o pênalti e 'Cucho' Hernández fez 1 a 0 enganando o goleiro canadense Maxime Crépeau.

Com o LAFC ainda tentando se recuperar do duro golpe, o zagueiro dinamarquês Malte Amundsen surpreendeu a defesa do time de Los Angeles com um lançamento para a entrada de Yaw Yeboah, que definiu diante de Crépeau com um belo chute.

Os visitantes deram emoção à reta final ao descontar por meio do gabonês Denis Bouanga, artilheiro do ano na MLS.

O zagueiro colombiano Jesús Murillo roubou a bola de Rossi e chegou à área, de onde cruzou para Carlos Vela. 

O mexicano não conseguiu finalizar e a bola sobrou na segunda trave para Bouanga, que superou o goleiro Patrick Schulte. 

O gol deu esperanças ao LAFC, mas para a alegria da torcida local, o placar não mudou mais.

Continua após a publicidade

--- Os últimos dez campeões da Major League Soccer (MLS):

2023: Columbus Crew 

2022: Los Angeles FC 

2021: New York City FC

2020: Columbus Crew

2019: Seattle Sounders

Continua após a publicidade

2018: Atlanta United

2017: Toronto FC

2016: Seattle Sounders

2015: Portland Timbers

2014: Los Angeles Galaxy

--- Times com mais títulos:

Continua após a publicidade

1. Los Angeles Galaxy      5 (2002, 2005, 2011, 2012, 2014)

2. DC United               4 (1996, 1997, 1999, 2004)

3. Columbus Crew           3 (2008, 2020, 2023)

4. Seattle Sounders        2 (2016, 2019)

 . Houston Dynamo          2 (2006, 2007)

 . Sporting Kansas City    2 (2000, 2013)

Continua após a publicidade

 . San Jose Earthquakes    2 (2001, 2003)

gbv/cl/aam

© Agence France-Presse

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes