Arsenal goleia Lens (6-0) e vai às oitavas da Champions

O Arsenal se classificou para as oitavas de final da Liga dos Campeões nesta quarta-feira (29) com uma goleada de 6 a 0 em Londres sobre o Lens, que acabou sendo eliminado do maior torneio europeu de clubes, ao qual havia voltado após duas décadas de ausência.

Os franceses, surpreendidos com cinco gols no primeiro tempo, poderão, no entanto, disputar os playoffs classificatórios para as oitavas de final da Liga Europa se não perderem para o Sevilla, último colocado do Grupo B, no dia 12 de dezembro, no encerramento da fase de grupos.

Os 'Gunners', que atualmente lideram a Premier League, fizeram o time 'Sangue e Ouro' viver um inferno em Wembley e garantiram a liderança do grupo para o sorteio das oitavas de final.

Atrás deles, o PSV Eindhoven, que venceu o Sevilla no Sánchez Pizjuán (3-2), também se beneficiou desse resultado para garantir sua presença nas oitavas de final.

O alemão Kai Havertz (13'), os brasileiros Gabriel Jesus (21') e Gabriel Martinelli (27'), o inglês Bukayo Saka (23'), o norueguês Martin Odegaard (46') e o italiano Jorginho (86') marcaram os gols. 

"Nem sonhava com isso. Tínhamos a chance de nos classificar e liderar o grupo. Fizemos isso de uma maneira linda", disse o técnico Mikel Arteta após o jogo.

"Mostramos muita agressividade. É ótimo podermos vencer desta forma. Fomos muito bem em casa na Europa, marcando muitos gols e não sofrendo nenhum. Acreditamos que podemos fazer isso contra grandes adversários. Agora esperamos para ver quem enfrentaremos a seguir", acrescentou o técnico.

- Cinco gols no 1º tempo -

O Lens havia infligido a única derrota do Arsenal na fase de grupos em outubro, mas os Gunners se vingaram com uma vitória avassaladora.

Continua após a publicidade

O Arsenal iniciou sua série de gols aos 13 minutos, quando Jesus desviou com a cabeça um cruzamento de Takehiro Tomiyasu para Havertz que superou o goleiro Brice Samba no mano a mano, marcando seu segundo gol em dois jogos.

Os Gunners tiraram proveito da péssima defesa do Lens aos 21 minutos.

Saka avançou em velocidade até a entrada da área, onde dois zagueiros do Lens colidiram e a bola sobrou para Jesus, que limpou e finalizou com categoria para o fundo da rede.

O Arsenal queria mais e, com o Lens em completa desordem, não foi surpresa que eles marcassem novamente dois minutos depois.

Martinelli entrou na área chutou e Samba espalmou e a bola bateu em Saka, que marcou o gol 'sem querer'. 

Os jogadores comandados por Arteta ainda não haviam terminado e Martinelli voltou a brilhar. Ele avançou em velocidade e driblou Przemyslaw Frankowski duas vezes antes de finalizar com maestria no canto mais distante, aos 27 minutos. 4 a 0 Arsenal. 

Continua após a publicidade

Fechando a aula de futebol do primeiro tempo, o Arsenal marcou pela quinta vez nos acréscimos, com um cruzamento de Tomiyasu para Odegaard, que puniu a marcação inexistente do Lens com uma finalização certeira. 

Jorginho marcou o sexto aos 86 minutos, ao converter um pênalti após um toque de mão na área de Abduqodir Khusanov.

rbo-jta/hpa/iga/dam/aam/cb

© Agence France-Presse

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes