Topo

Futebol: Brasil vence Egito (1-0) e vai enfrentar o México nas semifinais

31/07/2021 11h18

Saitama, Japão, 31 Jul 2021 (AFP) - O Brasil avançou sem grandes dificuldades para as semifinais do torneio de futebol masculino em Tóquio-2020 ao derrotar o campeão africano Egito por 1 a 0 neste sábado em Saitama, e se mantém na luta pelo bicampeonato olímpico após o ouro conquistado na Rio-2016.

Os brasileiros vão enfrentar o México, que horas depois goleou a Coreia do Sul por 6 a 3 em Yokohama.

Será a chance de revanche já que os mexicanos conquistaram a medalha de ouro justamente em cima do Brasil nas Olimpíadas de Londres-2012.

O centroavante Matheus Cunha marcou aos 37 minutos, com um chute seco no canto direito, após um avanço do atacante Richarlison pela esquerda.

O Brasil teve amplo domínio e foi praticamente o único a criar chances de gol. A boa atuação do goleiro africano Mohamed Elshenawy impediu que o placar fosse mais elástico.

"Faltam dois jogos dificílimos, que teremos pela frente. Está chegando a hora. Estou muito feliz, feliz pelo meu desempenho, pelo desempenho da equipe. O sonho continua, vamos que vamos!", disse Bruno Guimarães em declarações publicadas pelo site da CBF.

"Foi um jogo de muita intensidade. A gente sabia que eles iam se fechar e buscar um contra-ataque, uma bola parada. A gente conseguiu um gol no primeiro tempo, mas faltou matar. Fazer o primeiro, procurar fazer o segundo para deixar a gente mais tranquilo lá atrás", acrescentou.

- Richarlison é destaque mais uma vez -O pesadelo da defesa egípcia foi o atacante do Everton, Richarlison, que em vários momentos abriu espaços com dribles e aceleração, gerando perigo constante quando a bola passava por seus pés.

Uma falta de Douglas Luiz no primeiro tempo e um lance em que o atacante Matheus Cunha ficou cara a cara mas foi bem defendido por Elshenawy, poderiam ter ampliado o placar.

Faltando quase 20 minutos para o final, Jardine optou por poupar alguns jogadores e tornar o time mais sólido. A seleção manteve a posse da bola e quase não foi incomodada por Ramadan Sobhi, apagado neste sábado e praticamente sem apoio dos companheiros quando tentava avançar.

Faltando cinco minutos para o apito final, um chute de Salah Mohsen foi praticamente o único esforço que o goleiro Santos precisou fazer, sempre bem protegido por uma defesa ativa que se antecipava constantemente para afastar qualquer perigo.

A seleção brasileira segue firme em busca do bicampeonato, depois de se classificar ao terminar em primeiro do Grupo D após vencer a vice-campeã olímpica Alemanha (4-2) com um hat-trick de Richarlison, empatar com a Costa do Marfim (0-0) e vencer com facilidade a Arábia Saudita (3-1) com uma dobradinha do atacante do Everton, que já soma 5 gols no torneio.

- Espanha e Japão avançam -A Espanha se classificou de maneira dramática ao vencer a Costa do Marfim na prorrogação com um gol nos acréscimos de Rafa Mir, que marcou três na vitória de 5 a 2.

Os marfinenses ficaram duas vezes em vantagem com gols de Eric Bailly, aos 10 minutos, e Max Gradel nos últimos instantes (90 + 1) e tinham nas mãos a vaga naquela que seria sua primeira semifinal olímpica.

Mas a Espanha, medalhista de ouro em Barcelona-1992, conseguiu reagir com gols de Dani Olmo (30) e Rafa Mir (90+3).

Na prorrogação, Mikel Oyarzabal (98) colocou a Espanha na frente, com um gol de pênalti. Mir encerrou sua grande atuação com mais dois gols (117 e 120 + 1) levando a Espanha às semifinais.

Seu adversário será o Japão, que derrotou a Nova Zelândia por 4 a 2 nos pênaltis, depois de empatar em 0 a 0 em Kashima.

Era a primeira vez dos 'All White' nas quartas de final e eles resistiram até o fim.

Nos pênaltis, o goleiro Kosei Tani defendeu uma cobrança e se tornou o herói da classificação. Os japoneses converteram todas as suas penalidades.

--- Resultados das quartas de final do torneo masculino de fútbol de Tokio-2020

Em Miyagi, Espanha - Costa do Marfim 5-2 (na prorrogação após empate em 2-2)

Em Kashima, Japão - Nova Zelândia 0-0, (Japão venceu por 4-2 nos pênaltis)

Em Saitama, Brasil - Egito 1-0

Em Yokohama, México - Coreia do Sul 6-3

- Semifinais, terça-feira (horário de Brasília):

Em Kashima, Brasil-México (5h00)

Em Saitama, Espanha-Japão (8h00)

gv/psr/aam