Topo

Sala morreu devido a lesões na cabeça e no tronco, diz investigação

11/02/2019 21h49

Londres, 11 Fev 2019 (AFP) - O jogador argentino Emiliano Sala morreu devido a "lesões na cabeça e no tronco", segundo uma investigação judicial realizada na Inglaterra. Esta segunda-feira (11) foi feita uma audiência sobre sua morte em um acidente aéreo no Canal da Mancha.

Sala, de 28 anos, tinha acabado de assinar com o Cardiff City da Premier League inglesa de futebol e voava até a cidade galesa para se integrar ao novo clube, depois de ter deixado o Nantes da França, quando seu avião desapareceu enquanto sobrevoava o canal no dia 21 de janeiro.

Os destroços do avião foram encontrados mais de duas semanas depois no fundo do mar. O corpo do atacante foi recuperado, mas o do piloto, o britânico David Ibbotson, segue desaparecido. O avião continua submerso.

Em uma breve audiência em Bournemouth, na costa sul da Inglaterra, foi aberta nesta segunda-feira uma investigação judicial sobre a morte de Sala.

A autopsia apresentada durante a audiência determinou que a morte de Sala ocorreu devido a "lesões na cabeça e no tronco". Sala foi formalmente identificado por meio de suas impressões digitais.

No direito inglês, estas investigações judiciais são feitas para examinar as mortes repentinas ou inexplicáveis.

Seu objetivo é determinar a identidade da pessoa que morreu, o lugar e a hora do falecimento, assim como a forma em que ocorreu a morte. Mas não tentam estabelecer responsabilidades.

"A polícia, a Agência de Investigação de Acidentes Aéreos e a Autoridade da Aviação Civil continuam suas investigações", explicou o oficial forense Ian Parry durante a audiência.

Depois que as autoridades britânicas decidiram na semana passada desistir das operações submarinas, foi lançada uma campanha de arrecadação de recursos para relançar as buscas por Ibbotson, que já tinha alcançado a metade de seu objetivo de 300.000 libras (385.000 dólares, 340.000 euros).

"Se você tem esperança, não deve se render", disse sua filha, Danielle, ao canal britânico ITV TV.

O Nantes prestou sua última homenagem a Sala no domingo: todos seus jogadores usaram uniformes pretos, no lugar do característico amarelo, com o nome de Sala escrito na parte traseira de cada camisa.

Os ingressos para o jogo foram vendidos a um preço simbólico de nove euros em referência ao número da camisa do jogador argentino, que foi retirado.

rjm/acc/age/aam