Topo

Catar e Emirados Árabes Unidos eliminam favoritos e vão duelar na semi da Copa da Ásia

25/01/2019 17h15

Abu Dhabi, 25 Jan 2019 (AFP) - Dia de surpresas na Copa da Ásia. A Coreia do Sul e a Austrália, atual campeã, foram eliminadas nas quartas de final, depois de perderem pelo mesmo placar de 1 a 0 para o Catar e os Emirados Árabes Unidos, respectivamente.

Os australianos tiveram a posse de bola durante boa parte do jogo mas após um erro grosseiro da defesa, em um recuo mal feito, o gol adversário saiu dos pés de Ali Mabkhout (69), que estava bem posicionado e aproveitou a falha.

A Austrália já havia perdido um jogo, logo na estreia contra a Jordânia, e acabou decepcionando no torneio.

Mais cedo, em Abu Dhabi, o Catar se classificou para a primeira semifinal de sua história na Copa da Ásia ao eliminar a Coreia do Sul.

Em um jogo dominado pelos sul-coreanos (com 60% de posse de bola), o Catar conseguiu segurar a pressão e aos 34 minutos do segundo tempo, um chute de fora da área de Abdulaziz Hatim foi parar no fundo das redes, sem chances para o goleiro da Coreia do Sul.

Essa foi uma nova decepção para os sul-coreanos e o craque Son Heung-min, derrotados na final da edição passada e que conquistaram seu último título da Copa da Ásia no distante ano de 1960.

A outra semifinal terá em campo na segunda-feira duas seleções tradicionais no torneio: o Irã, que venceu a China por 3 a 0, contra o Japão, que superou com dificuldade o Vietnã por 1 a 0. O Irã já conquistou a Copa da Ásia três vezes e o Japão, quatro. Já Catar e Emirados Árabes Unidos nunca foram campeões do torneio.

Resultados das quartas de final:

Quinta-feira

Em Dubai

Vietnã - Japão 0 - 1

Gol: Doan (57)

Em Abu Dhabi

China - Irã 0 - 3

Gols: Taremi (18), Azmoun (31), Ansarifard (90+1)

Sexta-feira

Em Abu Dhabi

Coreia do Sul - Catar 0-1

Gol: Hatim (79)

Em Al Ain

Emirados Árabes Unido - Austrália 1-0

Gol: Ali Mabkhout (69)

bk/jde/aam