PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Modric, Griezmann ou Mbappé: a Bola de Ouro em jogo na Champions

22/10/2018 15h06

Paris, 22 Out 2018 (AFP) - Os campeões do mundo com a França Antoine Griezmann e Kylian Mbappé e o croata Luka Modric partem como favoritos para vencer a Bola de Ouro, cuja eleição está aberta até 9 de novembro, e suas atuações na Champions podem ser decisivas para ajudar a definir o novo melhor jogador do mundo.

O prêmio individual de prestigio, organizado e entregue pela revista France Football, será decidido com os votos de 200 jornalistas especializados pelo mundo e será entregue em 3 de dezembro.

- Favorito, mas... -Quem parece largar na frente na briga pelo prêmio é Modric, eleito melhor jogador da Copa do Mundo da Rússia e do ano pela Uefa e pela Fifa.

o croata ganhou em maio com o Real Madrid a Liga dos Campeões pela terceira vez consecutiva. Em seguida, liderou sua seleção rumo ao improvável vice-campeonato mundial, sendo derrotado na final pela França (4-2).

Como meia, Modric foi o jogador "que deixou uma melhor impressão" na Copa, segundo relatório de rendimento divulgado há alguns dias pela própria Fifa.

Mas, após a Copa do Mundo, Modric não conseguiu recuperar seu melhor nível. Ao mesmo tempo, o Real Madrid atravessa uma grave crise de resultado. O jogador de 33 anos reconheceu cansaço mental.

"Não foi fácil voltar depois de todos esses momentos repletos de emoção, só preciso de algumas partidas para encontrar meu melhor nível de jogo", declarou o meia antes do Real sofrer mais uma derrota na temporada, no sábado diante do Levante (2-1) pelo Campeonato Espanhol.

Resta saber se Modric será capaz de reverter esta tendência negativa nas próximas semanas. O Real Madrid recebe na terça-feira o modesto Viktoria Plzen, um cenário ideal para recuperar a confiança a cinco dias de encarar o clássico espanhol contra o Barcelona.

- Repartindo votos -A França, recém-sagrada campeã do mundo em Moscou, parece não ter muita moral quando se fala em prêmios individuais. Mas, depois de Modric vencer o prêmio de melhor jogador da Copa e de jogador do ano da Fifa, as estrelas dos Bleus esperam beliscar a Bola de Ouro.

Talvez o maior problema para os franceses seja o fato de não existir um claro destaque para competir com os outros candidatos.

Três jogadores franceses parecem em condições de brigar pelo troféu. Além de Griezmann e Mbappé, também está na disputa o zagueiro Raphael Varane, um dos protagonistas da campanha vitoriosa do Real Madrid na Champions e pilar da seleção francesa na Rússia. Contra ele, porém, pesa o fato de que os prêmios individuais costumam ser entregues a jogadores mais ofensivos.

Griezmann e Mbappé, decisivos pela França nas partidas pós-Copa, não parecem acusar o esforço realizado na Rússia.

Mbappé, prodígio de 19 anos do Paris Saint-Germain, acaba de se tornar capa da revista americana Time como um dos jovens chamados a inspirar as novas gerações.

Com seu clube, o veloz atacante anotou quatro gols em jogo contra o Lyon (5-0) e terá a oportunidade de mostrar seu futebol novamente nesta quarta-feira contra o Napoli, pela Liga dos Campeões.

Griezmann, 27 anos, viaja com o Atlético de Madrid até Dortmund, outro bom cenário para brilhar no cenário europeu e mostrar suas credenciais.

O atacante, autor de dois gols na recente vitória de virada da França sobre a Alemanha (2-1), não perde uma oportunidade de lembrar aos eleitores o que conquistou este ano -além da Copa do Mundo, venceu a Liga Europa com o Atlético-.

O veredito será entregue daqui a um mês e meio. Enquanto isso, o debate interminável na imprensa mundial continua.

Na Itália, por exemplo, acredita-se que Griezmann ou Mbappé devem ser escolhidos como herdeiros de Cristiano Ronaldo na premiação da Bola de Ouro nesta temporada. Já na Espanha, principalmente na imprensa da capital, Modric não tem rival pelo prêmio.

jed-stt-adc/am

Esporte