PUBLICIDADE
Topo

Esporte

As curtas da Copa

29/06/2018 15h39

Moscou, 29 Jun 2018 (AFP) - Notícias curiosas ou divertidas registradas pela AFP durante a Copa do Mundo da Rússia-2018:

- A fita vermelha de MessiLionel Messi estava mal na Rússia. Falhou em um pênalti no empate por 1-1 com a Islândia na estreia. Depois não apareceu na derrota por 3-0 contra a Croácia, o que deixou a Argentina com a corda no pescoço. As fotos de um Messi cabisbaixo se espalhavam. Mas na importante partida contra a Nigéria, reagiu. Fez um golaço e sua equipe passou Às oitavas de final com apertada vitória por 2-1. O que mudou? Um jornalista do canal Telefé deu de presente a ele uma fita vermelha, enviada pela mãe do repórter, para espantar os invejosos, segundo a crença popular em seu país, e Messi a usou na perna esquerda. Ao final da partida, quando Ramiro Pantorotto lhe perguntou se a havia usado, "La Pulga" surpreendeu baixando o meião esquerdo e exibindo a fita. Agora todos se perguntam se no sábado Messi repetirá a superstição contra a França.

- Senegal é LeganésAs letras da palavra "Senegal" rearrumadas podem virar "Leganés", cidade espanhola periférica a Madri que tem uma equipe na Liga Espanhola. Um dos repórteres do jornal "Marca" conseguiu que sete senegaleses, cada um deles com uma letra no peito, que se alinharam nas partidas da Copa para compor o nome do país africano, alterassem a ordem na arquibancada do estádio de Samara, no jogo contra a Colômbia, para formar a palavra "Leganés". "Fale com o chefe do time (Leganés) para que nos convidem a uma partida. Podemos animar muito", assinalaram os torcedores africanos.

- Efeito bumerangueO belga Michy Batshuayi recebeu uma bolada no rosto... de um chute que ele mesmo deu. Após o gol de Adnan Januzaj na quinta-feira na vitória sobre a Inglaterra, o jogador do Borussia Dortmund chutou a bola para libertar a tensão e comemorar, mas por azar, a bola bateu na trave e voltou em seu rosto. Pouco depois, levou a situação com humor no Twitter: "As comemorações Fortnite estão supervalorizadas, por isso tentei algo novo", brincou, fazendo alusão a um famoso videogame. "Por que sou tão estúpido? Isso dói", afirmou em outra mensagem, acompanha por emojis rindo.

- Bêbados no atletismo?A Federação Francesa de Atletismo tem um problema neste sábado: a data do evento de Paris, que faz parte do circuito da Liga de Diamante, coincide com a tarde da partida entre França e Argentina pelas oitavas da Copa da Rússia. O início do jogo está previsto para às 16h00 locais e a reunião de atletismo para 19h10. Mas isso afetaria muito negativamente o comparecimento do público? "Entendo que os torcedores não venham. Estarão completamente bêbados. Assim como quando vão ao estádio, completamente alcoolizados, e não entendem muito", brincou o campeão mundial de 800 metros, o francês Pierre-Ambroise Bosse.

- Copa do Mundo também educa -A Índia nunca se classificou para uma Copa do Mundo. Seu esporte estrela é o críquete, ou o hóquei sobre grama, mas quer aproveitar o evento na Rússia. Pelo menos é o que dizem os professores de uma escola em Siliguri (oeste), que organizaram partidas amistosas entre seus alunos vestindo-os com as camisas dos participantes do Mundial com o objetivo de que as crianças aprendam. Em uma pequena quadra da Bright Academy School de Siliguri, as crianças disputam o clássico sul-americano Brasil e Argentina, diante dos olhares dos alunos torcedores. A ideia é ensiná-los as culturas e diferenças entre os países e povos de uma forma pedagógica, mas também agregando os costumes do futebol, como a saudação ao início de uma partida, com um árbitro incluído. E as crianças? Aproveitam jogando bola e felizes.

bur-psr-gv-dr/cb/mvv

Esporte