Topo

Bayern é favorito contra Besiktas; Chelsea-Barça fazem clássico da Champions

19/02/2018 14h09

Paris, 19 Fev 2018 (AFP) - O Bayern de Munique parte como favorito nas oitavas de final da Champions para o confronto contra o Besiktas, seu adversário desta terça-feira no Allianz Arena, no jogo de ida, enquanto Chelsea e Barcelona se enfrentam num duelo que se tornou um clássico da competição.

Os bávaros, que somam 21 vitórias nos 22 jogos desde que Jupp Heynckes substituiu Carlo Ancelotti como técnico da equipe, partem como grandes favoritos a passar às quartas de final.

Mas o Besiktas impressionou na fase de grupos, terminando na primeira colocação de seu grupo, à frente de Leipzig, Monaco e Porto. Agora, o clube turco disputa as oitavas de final da Champions pela primeira vez em sua história.

Os turcos, que contam com jogadores veteranos como o português Pepe e o espanhol Álvaro Negredo, não têm atletas suspensos ou lesionados e chegam ao Allianz Arena sem pressão, dispostos a surpreender uma das grandes potências do continente.

"É uma equipe que pode jogar futebol, não é uma surpresa estar aqui. Eles ganharam seus três jogos fora de casa na fase de grupos, não se escondem, eles gostam de jogar no ataque. Eles terão suas chances, então temos que estar preparados", declarou Heynckes nesta segunda-feira em coletiva de imprensa.

Atrás do Paris Saint-Germain na fase de grupos, o Bayern de Munique só terá como desfalque o goleiro e capitão Manuel Neuer, que não entra em campo desde abril do ano passado devido a uma fratura no pé.

A máquina bávara parece engrenada para reconquistar uma Champions que não vence desde 2013, última temporada com Heynckes, que se aposentou logo em seguida antes de voltar ao Bayern no fim do ano passado.

Na outra partida de terça-feira, o Barcelona visita Stamford Bridge para jogar contra o Chelsea num clássico da Champions nos últimos anos. As duas equipes se enfrentaram na competição 12 vezes, o mais memorável deste confrontos sendo o das semifinais de 2009.

- O gol de Iniesta -Naquele duelo, Andrés Iniesta acertou um chutaço nos acréscimos para dar a classificação à final para o Barça (0-0, 1-1), que depois ganhou do Manchester United, abrindo a era vitoriosa sob o comando de Pep Guardiola.

"A eliminatória será dura e exigente e nos marcará. Teremos que fazer duas partidas quase perfeitas para nos classificar", garantiu Iniesta sobre o novo confronto.

Parece que o Barcelona, líder isolado do Campeonato Espanhol, no qual está invicto, chega ao confronto na Champions em seu melhor momento, enquanto o Chelsea está fora da disputa pelo título inglês, sem conseguir mostrar a regularidade da última temporada.

Nas partidas de quarta-feira, a Roma aspira arrancar um bom resultado na Ucrânia diante do Shakhtar Donetsk, clube ucraniano acostumado a disputar a Champions e a dar trabalho aos grandes do continente.

Já o Manchester United, que assim como o Chelsea se vê a milhas de distâncias do líder Manchester City na Premier League, visita o Sevilla, que vem crescendo de produção desde que Vincenzo Montella assumiu o comando técnico da equipe.

No estádio de Sánchez Pizjuán se enfrentarão os vencedores das últimas quatro edições da Liga Europa, com o United tendo conquistar o título na última temporada, enquanto o Sevilla venceu as edições de 2013-14, 2014-2015 e 2015-2016.

-- Programação das oitavas de final da Liga dos Campeões:

- Terça-feira 20 de fevereiro (16h45)

Bayern de Munique (ALE) - Besiktas (TUR)

Chelsea (ING) - Barcelona (ESP)

- Quarta-feira 21 de fevereiro (16h45)

Shakhtar Donetsk (UCR) - Roma (ITA)

Sevilla (ESP) - Manchester United (ING)

(Jogos de volta em 13 e 14 de março).