Topo

México e sua missão: ganhar da Alemanha em jogo oficial

28/06/2017 12h10

Sochi, Rússia, 28 Jun 2017 (AFP) - Após eliminar a anfitriã Rússia diante de 40.000 torcedores rivais, o México encara outra prova de fogo: derrotar pela primeira vez a Alemanha em jogo oficial, nesta quinta-feira em Sochi, pelas semifinais da Copa das Confederações.

México e Alemanha se enfrentarão pela quinta vez num torneio oficial. A equipe mexicana foi derrotada por 6 a 0 na fase de grupos da Copa do Mundo de 1978, nos pênalti nas quartas de final em 1986, nas oitavas de final em 1998 (2-1) e na partida pelo terceiro lugar da Copa das Confederações-2005 (4-3).

O fato é que a Alemanha chegou à Rússia com uma equipe sem seus principais jogadores, mas o jovem grupo montado pelo técnico Joachim Low parece encarar cada partida como uma decisão, tendo consciência de que estão disputando uma vaga no Mundial do ano que vem.

O México, que por sua vez conseguiu reunir os jogadores mais talentosos do país, vem se mostrando uma seleção repleta de opções ofensivas, mas com várias dúvidas na defesa.

Na Copa das Confederações, a equipe mexicana começou perdendo e se viu obrigada a correr atrás do resultado nas três partidas da fase de grupos (2-2 contra Portugal, 2-1 contra Nova Zelândia e Rússia).

"A equipe mostra resiliência e combatividade. É algo que sente o jogador mexicano, a decisão, a determinação de competir até o final", destacou o técnico Juan Carlos Osorio.

Os jogadores mexicanos mostraram que são capazes de se reerguer diante de condições adversas, embora sejam conscientes de que seria melhor não ter que remar contra a corrente contra a Alemanha.

"Tomara que algum dia possamos ganhar sem necessidade de ter o placar adversário, porque sofremos muito. Mas é isso, a resiliência e a vontade da equipe", declarou Héctor Moreno, um dos líderes do vestiário da 'Tri'.

A jovem Mannschaft também não vem se mostrando infalível, apesar de seguir invicta: a Austrália foi capaz de marcar dois gols (3-2) em seu sistema defensivo, que também sofreu muito contra o Chile (1-1) e cometeu erros primários diante de Camarões (3-1).

Diferentemente da outra semifinal, na qual o português Cristiano Ronaldo e o chileno Alexis Sánchez são focos de todas as atenções, alemães e mexicanos vêm se destacando pelo jogo coletivo.

"Temos que encontrar a forma de romper sua defesa, eles são um pouco como nós, não têm superestrelas", declarou nesta terça-feira o zagueiro alemão Skhodran Mustafi, que deve ser titular em Sochi.

- Grietas en defensa -Após ser derrota por 2 a 0 pela França nas semifinais da Eurocopa, no ano passado, a Alemanha soma 11 jogos sem perder, com dez vitórias e um empate.

O México sofre com desfalques para o importante duelo e não poderá contar com Carlos Salcedo, que teve que abandonar a competição por lesão no ombro, com Diego Reyes, com um problema muscular, e com o capião Andrés Guardado, suspenso.

Osorio poderá optar por jogar com Miguel Layún como lateral-direito, escalar Oswaldo Alanís pelo lado esquerdo e Luis Reyes pelo meio, ao lado de Jonathan Dos Santos e Héctor Herrera.

Low, que não tem desfalques, poderá juntar no ataque Lars Stindl e Timo Werner, ambos com dois gols na competição, empatados na artilharia com Cristiano Ronaldo.

- Prováveis escalações:

Alemanha: Marc-André ter Stegen - Matthias Ginter, Shkodran Mustafi, Antonio Rudiger - Joshua Kimmich, Leon Goretzka, Emre Can, Jonas Hector - Lars Stindl, Julian Draxler, Timo Werner.

México: Guillermo Ochoa - Miguel Layún, Néstor Araujo, Héctor Moreno, Oswaldo Alanís - Jonathan Dos Santos, Héctor Herrera, Luis Reyes - Raúl Jiménez, Javier Hernández, Caros Vela

Árbitro: Néstor Pitana (Argentina).