Topo

Agência Russa Antidoping recupera credencial para realizar exames

27/06/2017 19h03

Moscou, 27 Jun 2017 (AFP) - A Agência Russa Antidoping (Rusada) recuperou a credencial para realizar seus próprios exames antidoping, depois de mais de um ano e meio de suspensão, anunciou nesta terça-feira a Agência Mundial Antidoping (Wada).

"A Wada permite à Rusada planejar e coordenar os exames. A Rusada está autorizada a realizá-los sob supervisão de uma equipe de especialistas da Wada e da Agência Antidoping do Reino Unido (Ukad)", explicou a Wada em nota.

"É um grande passo adiante rumo à reabilitação total da Rusada", comemorou o vice-primeiro-ministro russo encarregado dos Esportes, Vitaly Mutko.

"Nos comprometemos a criar uma agência antidoping forte e independente que, assim espero, ganhará o respeito e o reconhecimento dos nossos homólogos", completou Mutko, citado pela agência R-Sport.

A Wada apresentou em maio um relatório sobre os progressos realizados pela Rusada para implementar um programa de controle antidoping conforme as regras internacionais, e anunciou que a agência russa poderia retomar seus controles em junho.

"Houve um enorme trabalho" e a Wada "decidirá, a partir das condições estabelecidas, se a Rusada está na medida de recuperar seu programa de testes", havia explicado o presidente da Wada, Craig Reedie, evocando um eventual levantamento total da suspensão da Rusada até o fim do ano.

A Wada declarou a Rusada "não conforme" às regras em novembro de 2015, devido a um documento que colocava em evidência as infrações da agência para proteger atletas russos dopados.

O relatório do jurista canadense Richard McLaren, contratado pela Wada, revelou um sistema de doping de Estado no esporte russo entre 2011 e 2015, o que resultou na proibição aos atletas russos de competir nos Jogos Olímpicos do Rio.