Topo

Bélgica estuda mandar jogos da seleção fora do país

26/06/2017 12h39

Bruxelas, 26 Jun 2017 (AFP) - O presidente da federação belga de futebol, Gérard Linard, indicou em entrevista publicada no jornal Het Laaste Nieuws, nesta segunda-feira, que a seleção da Bélgica pode organizar as partidas como mandante na França ou na Holanda, a partir de 2018.

O aluguel do estádio Rei Balduíno termina em 2018 e continuar cobrindo os gastos seria caro demais. O projeto de construção de um novo local está atualmente parado e o país não tem outra arena com capacidade para 40.000 pessoas.

"Resta uma solução: jogar no estrangeiro", declarou Linard. "Existem estádios na França, na Holanda... Não digo que vamos fazer isso, nem sei se é possível, mas é um assunto que temos que pensar", acrescentou.

"Precisamos de um estádio com capacidade para 40.000 torcedores, ou senão vamos ter muito prejuízo. Isso é tudo o que importa. Vamos ver se construímos um novo estádio, se reformamos o velho ou se algum clube amplia o seu", resumiu o novo presidente, eleito no último fim de semana.

Jogar fora do território belga não foi bem recebido pelo presidente da principal torcida organizada da seleção, Michael Vandersteen.

"Não podemos colocar nosso time para jogar fora do país. Vai ser ridículo. Seremos o faz-me-rir da Europa", lamentou Vandersteen.

A construção de um novo estádio, tendo em vista a Eurocopa de 2020, iniciou uma polêmica na Bélgica. O projeto está parado por conta de vários conflitos de origem linguística, política e urbanística.