Topo

México-URSS em 1970: estreia de cartões, substituições e TV colorida

23/06/2017 14h50

Kazan, Rússia, 23 Jun 2017 (AFP) - México e Rússia, herdeira da União Soviética (URSS), já se enfrentaram 12 vezes na história, com apenas uma vitória da Tri, mas o jogo que marcou história foi no Mundial de 1970, quando foram apresentados ao mundo os cartões, as substituições e a TV colorida.

47 anos depois da partida que abriu a Copa do Mundo vencida pelo Brasil, as duas seleções voltam a se enfrentar no sábado, em busca da vaga nas semifinais da Copa das Confederações.

O jogo entre México e URSS, no dia 31 de maio de 1970, foi o primeiro jogo de futebol transmitido para televisão colorida. 107.000 pessoas compareceram ao estádio Azteca para acompanhar presencialmente.

Além disso, o jogo era rodeado de expectativa porque a Fifa tinha acabado de introduzir os cartões para definir um sistema de punição para jogadas violentas. As substituições também foram incorporadas. Antes, só o goleiro poderia ser trocado, em caso de lesão.

A URSS realizou a primeira substituição da história. Anatoli Punzach entrou em campo no primeiro minuo do segundo tempo, no lugar de Víctor Serebrjanikov.