Topo

Rússia aposta na força do público para encarar Portugal de CR7

20/06/2017 11h38

Moscou, 20 Jun 2017 (AFP) - Diante de Cristiano Ronaldo, um 12º jogador é necessário. A Rússia, confiante com a vitória na estreia sobre a Nova Zelândia, poderá contar com seu público em Moscou contra Portugal, partida mais esperada deste início de Copa das Confederações, nesta quarta-feira.

A partida será disputada diante de um estádio lotado, algo inédito na competição até então. Recinto habitual da "Sbornaia" e do fervoroso público do Spartak Moscou, a Otkrytie Arena estará cheia no momento do pontapé inicial, algo comemorado pelos russos.

"Será muito legal reencontrar este estádio fantástico", declarou Denis Gluchakov, um dos melhores jogadores da Rússia na estreia contra a Nova Zelândia e um dos xodós do Spartak.

Apesar de apresentar um futebol convincente contra os modestos neo-zelandeses (95º do ranking Fifa), os comandados do técnico Stanislav Tchertchessov ainda têm muito a melhorar antes de merecerem tanta confiança. O objetivo principal segue sendo reconquistar o coração da torcida russa.

Esta missão, prioritária a um ano da Copa do Mundo, ficaria mais perto de ser atingida com uma vitória sobre Portugal de Cristiano Ronaldo e uma classificação às semifinais da Copa das Confederações.

Na equipe titular, Tchertchessov poderá contar com o meia Alexander Erokhin, recuperado de lesão. A dúvida é se manterá a dupla de ataque Poloz-Smolov ou se entrará em campo mais cauteloso, com apenas um atacante.

Apesar da boa atuação contra a Nova Zelândia, o lateral-direito Alexander Samedov deverá ser sacrificado por uma peça mais defensiva.

Já o emblemático goleiro igor Akinfeev completará 100 jogos pela seleção, três anos após sua estreia na equipe principal russa.

- CR7 e os problemas judiciais -"Favorito a nada, mas candidatos ao título". A frase pertence ao técnico Fernando Santos, que vê o duelo contra a Rússia como primordial para uma classificação tranquila às semifinais.

Antes da competição, o técnico dos atuais campeões europeus havia prometido que promoveria uma rotação no elenco, mas o frustrante empate com o México (2-2) na estreia pode forçá-lo a mudar seus planos. Da última vez que entrou em campo com um time modificado, perdeu por 3 a 2 para a Suécia, em março.

Para se tranquilizar, Portugal poderá contar novamente com Cristiano Ronaldo, inspirado contra os mexicanos e motivado com a perspectiva de conquistar mais um título inédito.

A dúvida é: será que o quatro vezes vencedor da Bola de Ouro está com cabeça para futebol? Investigado por fraude fiscal, Ronaldo foi convocado para depor em 31 de julho à justiça espanhola.

O craque do Real Madrid também vê seu nome envolvido em boatos de transferência, mas recebeu o apoio do presidente do clube, Florentino Pérez, que negou qualquer possibilidade de uma saída de sua maior estrela.

De acordo com o jornal português A Bola e o espanhol Marca, Cristiano Ronaldo estaria insatisfeito com a investigação na Espanha sobre uma possível fraude fiscal de 14,7 milhões de euros envolvendo direitos de imagem.

- Prováveis escalações:

Rússia: Igor Akinfeev - Alexander Samedov ou Igor Smolnikov, Georgiy Dzhikiya, Viktor Vasin, Fedor Kudriashov, Yury Zhirkov - Aleksandr Erokhin, Denis Glushakov, Aleksandr Golovin - Fedor Smolov, Dmitri Poloz.

Treinador: Stanislas Cherchesov

Portugal: Rui Patricio - Cédric Soares, Pepe o Bruno Alves, Jose Fonte, Raphaël Guerreiro - William Carvalho, Joao Moutinho, André Gomes - Nani o André Silva, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo.

Treinador: Fernando Santos

Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA).