Topo

Juventus vence Lazio (2-0) e conquista Copa da Itália

17/05/2017 19h33

Roma, 17 Mai 2017 (AFP) - A Juventus manteve vivo o sonho de conquistar a 'tríplice coroa' nesta temporada ao derrotar nesta quarta-feira a Lazio por 2 a 0 na final da Copa da Itália, com gols do brasileiro Daniel Alves e Leonardo Bonucci.

A equipe comandada pelo técnico Massimiliano Allegri poderá conquistar o título do Campeonato Italiano neste fim de semana e disputará a final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, no dia 3 de junho em Cardiff, no País de Gales.

"Vencido o primeiro título, agora estádio cheio para o jogo contra o Crotone", declarou Allegri após erguer a Copa, em referência ao jogo de domingo que poderá selar o título da Serie A.

"Nos recuperamos da partida ruim de domingo (derrota contra a Roma); felicidades aos garotos pela maneira como jogaram no primeiro tempo e como se defenderam no segundo", completou.

A partida, disputada no estádio Olímpico de Roma, começou de maneira frenética, com um chute na trave do jovem senegalês nascido na Espanha Keita Baldé (6 minutos), respondido rapidamente pela Juventus com chutes de Giorgio Chiellini (6) e do argentino Gonzalo Higuaín (7), defendidos pelo goleiro romano Thomas Strakosha.

Pouco depois, a conexão brasileira da Juventus entrou em ação para abrir o placar: Alex Sandro cruzou da esquerda e Dani Alves, como um verdadeiro atacante, pegou de primeira, sem chances para Strakosha (12).

O goleiro grego da Lazio voltou a ser decisivo aos 18, parando dois chutes consecutivos dos argentinos Paulo Dybala e Higuaín, mas não pôde evitar o chute à queima-roupa de Bonucci, que ampliou para a Juve aos 25 minutos.

A Lazio demorou muito para se recuperar do baque e pouco incomodou o gol do goleiro brasileiro Neto, que substituiu o lendário Gianluigi Buffon durante toda a campanha da Juve na Copa da Itália. Somente nos acréscimos do primeiro tempo, em escanteio cobrado pelo argentino Lucas Biglia e cabeceado pelo sérvio Sergej Milinkovic-Savic, Neto precisou se esforçar para evitar um gol.

No segundo tempo, a entrada do atacante brasileiro Felipe Anderson melhorou consideravelmente o nível de agressividade da Lazio.

Segundos depois de entrar em campo, Felipe Anderson exigiu uma linda defesa de Neto (54) e, três minutos depois, fez ótima jogada que terminou com Ciro Immobile tendo o chute parado pelo goleiro brasileiro.

A Lazio continuou tentando, mas foi incapaz de anotar um gol para dar emoção a uma final que acabou terminando com a Juventus erguendo o troféu pelo terceiro ano consecutivo.

Com isso, a Juventus terá a oportunidade de conquistar neste fim de semana sua terceira 'dobradinha' italiana seguida, caso derrote o Crotone neste domingo, garantindo o título do Campeonato Italiano.