Topo

'Nenhum clube pode dizer que vai formar novo Messi', afirma Zubizarreta

Para dirigente do Olympique do Marselha, clube francês precisa desenvolver seu projeto - Boris Horvat/AFP Photo
Para dirigente do Olympique do Marselha, clube francês precisa desenvolver seu projeto Imagem: Boris Horvat/AFP Photo

Da AFP, em Marselha

23/02/2017 17h35

O novo diretor esportivo do Olympique de Marselha, Andoni Zubizarreta, garantiu em entrevista exclusiva à AFP, que "nenhum time pode afirmar que vai produzir um novo Messi", em referência aos tempos que trabalhou no Barcelona, clube que formou o astro argentino.

Responsável do clube francês desde outubro de 2016, o ex-jogador espanhol explicou que os clubes têm que oferecer recursos para os jovens desenvolverem seus talentos.

"Temos que facilitar, para quando chegar o momento importante eu poder decidir se pego alguém da base ou se vou tentar alguém mais experiente fora. A questão é ver em qual momento decidir se um jogador fica ou vai embora", falou Zubizarreta.

O espanhol não acredita na possibilidade de aplicar o modelo catalão para a formação dos jovens marselheses: "podemos aprender muitas coisas de outros projetos, mas o que precisamos fazer é desenvolver o do Olympique".

"O Barça tem suas próprias necessidades e recursos, assim como nós temos os nossos. Assim como o estilo de jogo, o modelo de um time não se pode aplicar a outro 100%".

Segundo "Zubi", seu trabalho no clube francês vai ser "desenvolver o projeto esportivo do OM e integrar as estruturas do clube para termos o mesmo objetivo. Tudo que envolva a formação, o centro de treinamento, vestiário, técnicos, relação com outros clubes..."

"Pensando no time profissional, o mais visível é desenhar o elenco, os perfis dos jogadores que podemos contratar, ver os recursos financeiros, entre outras questões administrativas".

O Olympique é um time com história muito grande, numa cidade que vive o futebol com muita paixão, que vibra com o futebol".