Topo

United elimina Saint-Etienne sem dificuldade e vai às oitavas da Liga Europa

22/02/2017 16h35

Paris, 22 Fev 2017 (AFP) - O Manchester United venceu o Saint-Etienne por 1 a 0, nesta quarta-feira pela partida de volta da segunda fase da Liga Europa, e se classificou às oitavas de final da competição continental.

O técnico português José Mourinho não deu chance ao azar e escalou força máxima para o jogo decisivo, apesar da ótima vantagem construída na ida, em Old Trafford, onde os Diabos Vermelhos haviam vencido por 3 a 0.

A seriedade do técnico foi entendida pela equipe, que não tomou sustos durante a partida desta quarta-feira e marcou o gol da vitória aos 17 minutos de jogo com o armênio Henrikh Mkhitaryan, após cruzamento preciso do espanhol Juan Mata.

Com enorme vantagem, o United se contentou em deixar o Saint-Etienne atacar em busca de um contra-ataque, mas a vitória inglesa acabou se confirmando com facilidade.

Apesar de ser um confronto da Liga Europa, a partida foi disputada na quarta-feira porque o Lyon, arquirrival e vizinho do Saint-Etienne, joga na quinta-feira pela mesma competição. As forças de segurança francesas não acreditam ter efetivo policial suficiente para garantir a segurança das duas partidas simultaneamente.

A partida contou com a presença na tribuna de Michel Platini, ex-presidente da Uefa, suspenso de toda atividade relacionada ao futebol por ter recebido sem justificativa um pagamento de 1,8 milhão de euros da Fifa, em 2011.

Platini, de 61 anos, brilhou no Saint-Etienne entre 1978 e 1982 e é embaixador vitalício do clube.

Nas outras duas partidas da Liga Europa disputadas nesta quarta-feira, o Schalke 04 eliminou o PAOK Salônica após empatar na volta por 1 a 1 (3-0 na ida), enquanto o Krasnodar russo, com o mesmo placar, avançou às oitavas ao eliminar o Fenerbahçe turco (1-0 na ida).

Nesta quinta-feira, as equipes espanholas entram em ação e terão vida dura para avançar de fase, fruto aos maus resultados obtidos nas partidas de ida.

O Villarreal está praticamente eliminado, após perder por 4 a 0 para a Roma em casa; o Celta terá que dar a volta por cima, após perder o primeiro jogo por 1 a 0 para o Shakhtar Donetsk na Ucrânia; o Athletic Bilbao tem situação um pouco melhor, tendo sofrido dois gols em casa, mas vencido o Apoel Nicósia por 3 a 2.

Já o Tottenham tentará reverter em Londres a derrota por 1 a 0 sofrida diante do Genk belga.

--Resultados da segunda fase da Liga Europa:

- Quarta-feira:

Saint-Etienne - (+) Manchester United 0 - 1 (0-4)

(+) Schalke 04 - PAOK 1 - 1 (4-1)

Fenerbahçe SK - (+) FK Krasnodar 1 - 1 (1-2)

- Quinta-feira:

(15h00) Ajax - Légia Varsóvia

(15h00) Roma - Villarreal

(13h00) Ankaraspor - Olympiakos

(15h00) APOEL Nicosia - Athletic

(17h05) Tottenham - Gent

(15h00) Zenit - Anderlecht

(15h00) Besiktas - Hapoel Beer Sheva

(17h05) Genk - FC Astra

(17h05) FC Copenhague - Ludogorets Razgrad

(17h05) Sparta Praga - Rostov

(17h05) Fiorentina - B. Moenchengladbach

(17h05) Lyon - AZ Alkmaar

(17h05) Shakhtar Donetsk - Celta de Vigo.