Topo

Benfica vence Borussia e larga na frente por vaga nas oitavas da Champions

14/02/2017 20h36

Lisboa, 14 Fev 2017 (AFP) - O Benfica venceu por 1 a 0 o Borussia Dormtund, nesta terça-feira em Lisboa, e largou na frente no duelo por uma vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões, em partida iluminada para os brasileiros Luisão, em seu 500 jogo pelo clube lisboeta, e Ederson, com grande atuação no gol português.

A festa foi completa para o veterano zagueiro de 36 anos, que, além da impressionante marca atingida, foi peça-chave no gol da vitória de seu clube, acertando forte cabeçada em cobrança de escanteio, antes do grego Konstantinos Mitroglou desviar para os fundos das redes alemãs.

A vitória portuguesa acabou sendo uma verdadeira surpresa, já que o retrospecto do Benfica diante de equipes alemãs na Champions é dos piores: antes do confronto desta terça-feira, os Encarnados somavam nove derrotas, cinco empates e apenas uma vitória nos últimos 15 jogos contra clubes da Bundesliga.

Apesar do grande feito, a missão será ainda mais árdua para o Benfica na partida de volta, em 8 de março, quando Luisão, Ederson e companhia terão que segurar o ímpeto do Borussia em Dortmund. Caso o time alemão devolver o placar, a decisão da vaga nas quartas de final será nos pênaltis.

- Borussia pressiona -No duelo entre a equipe como menos pontos somados (8) a avançar as oitavas de final e o vencedor de um grupo que contava com o poderoso Real Madrid, deu a lógica, pelo menos no primeiro tempo: o Borussia apostou em pressionar a zaga portuguesa e assumiu o controle do jogo e da posse de bola, acuando o Benfica em seu próprio campo.

Não demorou muito para a qualidade individual do Borussia fazer a diferença e o time alemão assustou diversas vezes a meta portuguesa.

Aos 10 minutos, o francês Ousmane Dembélé roubou a bola no ataque e deixou Aubameyang na cara do gol. O artilheiro do Borussia acabou exagerando na força na finalização, mandando por cima do gol de Ederson.

Aos 23, após outra roubada de bola ofensiva, Dembélé conseguiu finalizar da entrada da área, mas Lindelöf se jogou na frente da bola e não permitiu ao time alemão abrir o placar.

Pouco antes do intervalo, o Borussia ainda teve motivos para reclamar da arbitragem, após Ederson sair do gol para tirar uma bola perigosa, furar na hora do chute e acertar Dembélé dentro da área. O árbitro, porém, não viu nada e mandou seguir o jogo.

Do lado português, a ausência do atacante brasileiro Jonas, artilheiro da equipe na última temporada, mas cortado de última hora da partida devido a dores no pescoço, foi muito sentida. Sem referência no ataque, o Benfica não conseguiu criar chances de perigo ao gol de Burki, um mero espectador da partida no primeiro tempo.

- Ederson pega pênalti -Na volta dos vestiários, o técnico do Benfica, Rui Vitoria, tentou dar vida a seu ataque e colocou o brasileiro Filipe Augusto no lugar do inexistente André Carillo. Deu certo.

Aos 3 minutos, o brasileiro armou um contra-ataque para o time de Lisboa e conseguiu arrancar em escanteio. Após a cobrança, Luisão, idolatrado pela torcida lisboeta por sua qualidade na bola aérea, cabeceou e Mitroglu desviou, colocando a bola para os fundos das redes alemãs.

O gol levou o estádio da Luz à loucura, mas o Borussia não se abateu e seguiu pressionando em busca de um importante gol.

Infelizmente para os comandados de Thomas Tuchel, Aubameyang estava em péssima noite.

Aos 13, Marco Reus recebeu dentro da área portuguesa e tentou cruzar, mas Semedo cortou claramente com o braço e o árbitro deu pênalti.

Aubameyang, grande craque do time alemão, foi para a cobrança e optou por chutar no meio. Muito inteligente, Ederson não se mexeu e defendeu a cobrança, salvando a vantagem do Benfica e sendo ovacionado pela torcida no estádio da Luz.

Após o pênalti perdido, o Borussia manteve a posse de bola, mas não conseguiu criar outra chance clara de empatar o placar. Com isso, terá que correr atrás do prejuízo na partida de volta, no Westfalenstadion, se quiser chegar às quartas de final.

am