Topo

Varejão está fora dos Jogos do Rio

27/07/2016 21h34

Rio de Janeiro, 28 Jul 2016 (AFP) - O pivô Anderson Varejão, do Golden State Warriors, não poderá disputar os Jogos Olímpicos do Rio com a seleção masculina de basquete por causa de uma hernia de disco.

"É frustrante, triste, ainda não estou querendo acreditar nisso. Disputar a Olimpíada no meu país, com a minha família, meus amigos e o público brasileiro nunca mais vai acontecer. Parece um pesadelo", lamentou o jogador de 33 anos, que atuou muito pouco nas últimas duas temporadas da NBA por sofrer repetidas lesões.

Varejão já vinha sentindo dores na coluna há tempos e foi diagnosticado com hernia de disco depois de ser submetido a uma ressonância magnética nos Estados Unidos.

No seu lugar, o técnico argentino Rubén Magnano convocou Cristiano Felício, do Chicago Bulls, que chegou a pedir dispensa da seleção para poder disputar a Liga de Verão (Summer League) da NBA, na qual foi destaque.

A Liga de Verão é um meio para jogadores pouco aproveitados nas suas equipes de mostrar serviço para ganhar mais espaço e um contrato estável.

O Brasil já tinha um desfalque de peso na posição de pivô, Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, também lesionado.

Varejão disputou os Jogos de Londres-2012, quando o Brasil terminou em quinto lugar.

O basquete masculino já rendeu três medalhas de bronze ao país, em Londres-1948, Roma-1960 e Tóquio-1964.

No Rio, os comandados de Rubem Magnano terão jogos difíceis logo na primeira fase, no chamado 'grupo da morte', o B, com Lituânia, Espanha, Croácia, Argentina e Nigéria. Os quatro primeiro se classificam para o mata-mata.