Topo

Gaza e Cisjordânia se enfrentam em partida de futebol

26/07/2016 18h46

Khan Yunis, Territórios palestinos, 26 Jul 2016 (AFP) - O maior acontecimento esportivo do ano nos Territórios Palestinos começou nesta terça-feira com o jogo de ida entre uma equipe da Faixa de Gaza e um time da Cisjordânia ocupada.

O Shabab Khan Yunis, equipe da segunda principal cidade da Faixa de Gaza, recebeu o Ahly al-Khalil, da cidade de Hebron, na Cisjordânia, que venceu por 1 a 0 na Copa Palestina, entre os campeões da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

O ganhador do confronto se classifica para a Liga dos Campeões da Ásia.

A partida de volta está prevista para o próximo sábado, em Hebrón, mas ainda depende da autorização de Israel para a passagem dos jogadores da Faixa de Gaza ao território da Cisjordânia.

Para a partida desta terça-feira, Kifah al-Sharif, presidente do Ahly al-Khalil, revelou que as autoridades israelenses proibiram a passagem de oito jogadores da equipe para a Faixa de Gaza.

Esta foi a segunda vez que Israel autorizou a passagem de um time de futebol da Cisjordânia para jogar na Faixa de Gaza desde que o movimento islâmico Hamas assumiu o controle do território, em 2007.

Tokyo Sexwale, diretor sul-africano da Fifa, visitou a Cisjordânia em 2015 e pediu o livre trânsito dos jogadores palestinos.

A Palestina foi reconhecida como membro da Fifa em 1998.