PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Federação Internacional de remo tira 3 russos dos Jogos do Rio

25/07/2016 19h31

Paris, 25 Jul 2016 (AFP) - Três dos onze integrantes da equipe russa de remos inscrita para os Jogos Olímpicos do Rio foram excluídos pela Federação Internacional da modalidade (Fisa) neste segunda-feira, com base nos critérios estabelecidos no domingo pelo COI.

O primeiro deles é Ivan Balandin, membro do time de oito, declarado não elegível por ter seu nove citado no relatório McLaren, que denunciou o essquema de doping de Estado em vigor na Rússia.

Os dois outros, Anastasia Karabelshchikova, membro do oito feminino, e Ivan Podshivalov, do quatro sem timoneiros masculino, foram retirados da lista inicial de 387 atletas inscritos pelo Comitê Olímpico Russo (ROC) por já ter sido punidos por doping, em 2007 e 2008, respectivamente.

Por conta dessas exclusões, a Rússia corre risco de não poder competir em três das cinco provas em que está classificada.

O número ainda pode aumentar, já que a Fisa ainda está analisando todos os exames antidoping aos quais os remadores russos inscritos para os Jogos foram submetidos de 2011 a 2016.

Isso pode resultar em outra declarações de inelegibilidade", avisou a federação, que anunciará na terça-feira se fará outros cortes.

A Fisa também anunciou que vai lançar depois das Olimpíadas "uma investigação oficial para confirmar se a Federação russa de remo pode ter sido envolvida ou informada dos atos do laboratório antidoping de Moscou".

Mais cedo nesta segunda-feira, a Federação Internacional de Natação (Fina) já excluiu sete atletas russos que já foram punidos por doping no passado.

pel-cha/sk/lg

Esporte