Topo

Rússia espera que COI deixe atletas russos limpos participarem dos Jogos do Rio

22/07/2016 08h22

Moscou, 22 Jul 2016 (AFP) - O Kremlin disse nesta sexta-feira esperar que o Comitê Olímpico Internacional (COI), que se reúne no domingo para se pronunciar sobre a exclusão ou não do Comitê Olímpico Russo, autorize os atletas russos limpos a participar dos Jogos Olímpicos do Rio.

"Consideramos que os atletas que não tenham sido atingidos por suspeitas (de doping), que não tenham sido declarados (dopados) ou que não sejam alvos de nenhuma acusação de doping devem ter o direito de participar dos Jogos Olímpicos", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"Esperamos uma decisão neste sentido", acrescentou.

A Comissão Executiva do COI deve se pronunciar no domingo sobre a exclusão ou não do Comitê Olímpico russo, o que pode privar a Rússia, uma das principais potências do mundo em esportes olímpicos, de estar presente nos Jogos do Rio.

As federações internacionais podem, no entanto, repescar os atletas russos que estejam "limpos", ou seja, que estejam fora do sistema de doping organizado pelo Estado.

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) confirmou na quinta-feira a exclusão nos Jogos Olímpicos-2016 de 68 atletas russos, entre eles as estrelas Yelena Isinbayeva, Mariya Kuchina e Sergey Shubenkov.

"É lamentável que esta decisão chegue às vésperas dos Jogos Olímpicos, o que faz com que fiquemos limitados no tempo para tomar medidas legais para defender os direitos de nossos atletas", denunciou Peskov, ressaltando que o Kremlim seguirá, apesar de tudo, protegendo seus atletas.

or-all/jcp/iga/ma