Topo

Rússia lamenta decisão do TAS que deixa atletismo russo fora dos Jogos-2016

21/07/2016 15h28

Moscou, 21 Jul 2016 (AFP) - A Rússia "lamenta profundamente" a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) que rejeitou o recurso dos 68 integrantes do atletismo russo suspensos dos Jogos do Rio, declarou nesta quinta-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"Só podemos lamentar profundamente" esta decisão que afeta os "atletas que não têm nada a ver com o doping", declarou à imprensa Peskov, considerando "pouco provável que a responsabilidade coletiva possa ser aceitável".

O ministro russo dos Esportes, Vitali Mutko, afirmou que a decisão do TAS é "política" e "sem fundamentos jurídicos".

"Só posso expressar minha decepção. Vamos refletir sobre as próximas etapas. Do meu ponto de vista, é uma decisão subjetiva, bastante politizada e sem fundamentos jurídicos", declarou Mutko à agência TASS depois da decisão do TAS, que priva os atletas russos suspensos pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de ir o Rio.

'Crime contra o esporte'"O tribunal tomou uma decisão que viola os direitos dos atletas limpos. Vamos continuar defendendo nossa honra e nossa dignidade, está na hora de recorrer diante da justiça civil", avisou Mutko em entrevista coletiva na qual parte da imprensa internacional, foi barrada, inclusive a AFP. A coletiva acabou sendo transmitida na TV local.

Já a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, denunciou "uma punhalada não apenas para nós, mas para todo o esporte mundial".

"Quem foi responsável por isso, principalmente em Washington, fez algo criminoso. É um novo tipo de crime, podemos falar de crime contra o esporte", sentenciou Zakharova em entrevista coletiva.

A principal estrela afetada por essa decisão é a rainha do salto com vara, Yelena Isinbayeva.

"Obrigada a todos por terem enterrado o atletismo. Isso é puramente político", afirmou à agência de notícias russa TASS a atleta, que tinha o sonho de conquistar seu terceiro ouro olímpico nos Jogos do Rio, que serão disputados de 5 a 21 de agosto.

"Sim, nossa esperança se foi", continuou a 'Czarina' em publicação na rede social Instagram.

"Que todos os atletas estrangeiros 'limpos' respirem aliviados e ganhem na nossa ausência pseudo medalhas de ouro", lamentou.

'Limpar a sujeira'"Estou profundamente deprimida, seriam meus primeiros Jogos", lamentou em entrevista à AFP corredora de 400 m com barreiras Vera Rudakova, que participou nesta quinta-feira da Copa da Rússia de atletismo, em Jukovski, no subúrbio de Moscou.

"Sei que ainda preciso trabalhar muito para almejar uma medalha, mas nosso líderes devem estar muito irritados", completou a atleta de 24 anos.

Apenas um atleta destoou do coro, o lançador de martelo Sergey Litvinov, que se disse "aliviado" com a decisão do TAS.

"Temos que reconhecer nossos erros, não apenas no papel. Temos que mudar nosso comportamento, nossa mentalidade", apontou.

"Se reconhecermos nossa culpa, as reações do mundo a nosso respeito serão melhores. Para começar, temos que limpar a sujeira na frente da nossa porta", completou.

A decisão de suspensão coletiva dos integrantes do atletismo russo foi pronunciada em 17 de junho pela IAAF, depois das acusações de doping organizado contra a Federação Russa de Atletismo.

Agora, o Comitê Olímpico Internacional deve decidir em até seis dias sobre a participação da delegação russa no Rio, nos outros esportes, após a revelação do relatório McLaren, que explica como era realizado um sistema de doping organizado de Estado neste país entre 2011 e 2015, em 30 modalidades diferentes.