Topo

Deusa grega mais voluptuosa embeleza as medalhas olímpicas dos Jogos do Rio

19/07/2016 16h40

Rio de Janeiro, 19 Jul 2016 (AFP) - A deusa grega da vitória, Nice (Niké em grego), ganhou curvas mais generosas, "à imagem da mulher brasileira", e embelezará as 5.130 medalhas de ouro, de prata e de bronze que serão distribuídas aos atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio.

"O Rio de Janeiro é uma cidade cheia de curvas, com o mar, suas colinas, como o corpo da mulher brasileira. Por isso, dei mais curvas à Nice, fiz coxas mais grossas e o quadril mais largo", declarou Nelson Carneiro, 60 anos, escultor encarregado da fabricação das medalhas na Casa da Moeda.

Como é costume desde os Jogos de Atenas-2004, umas das faces da medalha olímpica representa Nice, com o Partenon grego em segundo plano, "mas cada país faz sua adaptação", justifica Carneiro, um dos cerca de 2.800 funcionários que trabalham no local.

"É uma medalha especial feita para o maior evento do mundo. Quando o atleta receber a medalha, vai parecer que estou sendo condecorado também", diz com orgulho.

Um vez esculpida com massa de modelar sobre um disco de gesso, o modelo é enumerado e enviado a uma impressora 3-D que fabrica um molde em aço. Em seguida, o molde é colocado numa prensa hidráulica e golpeado três vezes, dando forma às medalhas. No último passo são escovadas manualmente para a retirada de qualquer asperidade e em seguida envernizadas.

- Casa da Moeda, um verdadeiro bunker -Localizada num bairro isolado de Santa Cruz, a 65 km do Rio, a Casa da Moeda parece um bunker, cercada por torres de controle e vigiada 24 horas por dia por câmeras, a entrada só é permitida após passagem por um detector de metais, sempre sob os atentos olhares de agentes de segurança. Uma revista é executada na saída.

"É aqui também que são fabricadas as moedas e notas de banco em circulação em todo o país, os passaportes brasileiros e os selos postais", explicou Victor Hugo Berbert, gerente do setor de medalhas.

A fabricação das medalhas começou há um mês e irá até 31 de julho: serão 2.488 para os Jogos Olímpicos (5-21 de agosto) e 2.642 medalhas para as Paralimpíadas (7-18 de setembro).

- Pesadas e ecológicas -Redondas, com 8,5 cm de diâmetro e um centro em relevo, as medalhas olímpicas pesam 500 gramas, 100 gramas a mais que nos Jogos de Londres-2012, e são as mais pesadas da história.

As medalhas de ouro, destinadas aos campeões olímpicos e paralímpicos, são compostas de 494 gramas de prata (92,5% de pureza) e banhadas em seis gramas de ouro (99,2%).

"Se fosse feita só de ouro custaria uma fortuna", explica Berbert à AFP, sem querer precificar a medalha. "Temos um contrato global para entregar as medalhas ao Comitê Olímpico", se limitou a dizer.

As medalhas dos vice-campeões são 100% feitas de prata, enquanto as de bronze são compostas de 475 gramas de cobre e 25 gramas de zinco.

As medalhas dos Jogos Paralímpicos possuem pequenas esferas de aço que emitem um som diferente para cada tipo, ajudando no reconhecimento para os deficientes visuais, e possuem a inscrição "Rio-2016 Paralympic Games" em braille, além de terem sido fabricadas respeitando o meio ambiente.

A fita é 50% composta por fios de garrafas pet recicladas. Mais de 30% da prata e do bronze utilizados na fabricação das medalhas são oriundos de materiais recicláveis e não contém mercúrio.