Topo

Manchester United confirma contratação de Mourinho

27/05/2016 12h22

Londres, 27 Mai 2016 (AFP) - O clube inglês de futebol Manchester United anunciou nesta sexta-feira a contratação do treinador português José Mourinho para as próximas três temporadas, com opção de uma quarta.

A chegada ao United do português coincidirá com a do espanhol Josep Guardiola ao clube vizinho, o Manchester City, o que permitirá viver um novo capítulo da rivalidade entre os dois treinadores mais populares das últimas décadas.

"José é simplesmente o melhor treinador de futebol hoje em dia", disse o vice-presidente-executivo do clube, Ed Woodward, em um comunicado, no qual o português de 53 anos comemorou o fato de chegar a um clube "conhecido e admirado em todo o mundo".

"Ganhou troféus e inspirou jogadores em vários países da Europa e, é claro, conhece muito bem a Premier League, que venceu três vezes", acrescentou Woodward, estimando que "seu histórico de êxitos é o ideal para levar o clube adiante".

"Sempre senti afinidade com Old Trafford; é o palco de grandes lembranças da minha carreira e sempre desfrutei da relação com os torcedores do United", acrescentou o treinador, que foi demitido em dezembro do Chelsea e que antes esteve no Real Madrid, na Inter de Milão e no Porto.

"Acho que é o bom momento na minha carreira para assumir um desafio como esse. É preciso estar preparado para treinar um time como o United. Costumo chamar esses clubes de gigantes e os clubes gigantes são para os melhores treinadores. Acho que estou preparado", opinou 'Mou', que não deixou de lado o jeito marrento.

"Poderia dizer que estou feliz, honrado, orgulhoso, tudo isso. Mas a verdade é que eu adoro trabalhar e estou ansioso para estar em campo no dia 7 de julho", completou.

- Contrato milionário -Desde que Alex Ferguson se aposentou, há três temporadas, após mais de 20 anos à frente da equipe, o United ganhou apenas a inexpressiva Supercopa inglesa com David Moyes e depois a Copa da Inglaterra, no último sábado, com o holandês Louis Van Gaal.

O anúncio não inclui o salário de Mourinho, mas a imprensa britânica informou que receberá 10 milhões de libras por cada temporada (14 milhões de dólares, 13 milhões de euros), o dobro do recebido pelo holandês Louis Van Gaal, que foi destituído na segunda-feira depois de vencer apenas uma Copa em duas temporadas à frente do clube mais rico da Inglaterra.

A imprensa também divulgou os prêmios de Mourinho, que serão de 5 milhões de libras (7,3 milhões de dólares, 6,5 milhões de euros) se classificar o United para a Champions League e de outros 2,5 milhões de libras (3,6 milhões de dólares, 3,2 milhões de euros) se vencer a liga.

Os três dias de negociações estiveram adornados com todo tipo de especulações sobre as possíveis contratações de Mourinho, cujas chegadas aos clubes costumam preceder uma revolução no quadro de jogadores.

O nome de mais destaque associado ao novo United é o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, que na quinta-feira afirmou ter escolhido há muito tempo sua nova equipe, depois de ficar livre do Paris Saint-Germain.

Perguntado se cogitava a possibilidade de trabalhar com Mourinho, Ibrahimovic lembrou sua boa relação quando ambos estavam na Inter de Milão.

"Passei momentos fantásticos quando trabalhei com ele (...) passamos pouco tempo juntos, mas houve momentos fantásticos. Se voltaremos a nos encontrar, não sei", acrescentou.

Mourinho foi campeão nacional em quatro países: Portugal (com o Porto, em 2003 e 2004), Inglaterra (com o Chelsea, em 2005, 2006 e 2015), Itália (2009 e 2010) e Espanha (com o Real Madrid, em 2012).

No âmbito internacional, conquistou a Liga dos Campeões em 2004, com o Porto, e em 2010, com a Inter de Milão, além de ter faturado a Copa da Uefa, versão antiga da Liga Europa, também com o Porto, em 2003.