Topo

Barça é campeão da Copa do Rei com gol de Neymar e garante 'doblete'

22/05/2016 19h19

Madri, 22 Mai 2016 (AFP) - O Barcelona sagrou-se campeão da Copa do Rei pela 28ª vez da sua história ao vencer o Sevilla por 2 a 0 na prorrogação, neste domingo, no estádio Vicente Calderón, uma semana depois de conquistar o bicampeonato na Liga Espanhola.

O lateral Jordi Alba abriu o placar com sete minutos de bola rolando no tempo extra e Neymar selou a vitória catalã nos acréscimos. Os dois gols tiveram participação decisiva de Lionel Messi, que deu passes açucarados para o espanhol e o brasileiro balançarem as redes.

Neymar também foi determinante: além de marcar o segundo gol, também provocou a expulsão que deixou o Barça novamente em igualdade numérica.

O time catalão jogou com uma menos durante quase uma hora, após Javier Mascherano levar cartão vermelho direto aos 35 minutos de jogo, mas o também argentino Ever Banega também foi expulso, por derrubar Neymar perto da área nos acréscimos do segundo tempo.

O Barça também teve que superar outro baque, com a saída por lesão de Luis Suárez, artilheiro da Liga Espanhola com 40 gols marcados, logo depois do intervalo.

Dependendo da gravidade do quadro, pode até desfalcar a seleção uruguaia na Copa América do Centenário, sua primeira competição oficial com a 'Celeste' desde a suspensão pela mordida no italiano Chiellini durante a Copa do Mundo no Brasil.

Time mais vitorioso da competição, o Barça ampliou ainda mais seu recorde ao levantar o troféu pela 28ª vez, contra 23 do Athletic Bilbao e 19 do arquirrival Real Madrid, uma semana depois de conquistar o bicampeonato espanhol na última rodada.

Os comandados de Luis Enrique não conseguiram repetir a 'tríplice coroa da temporada passada, por causa da eliminação pelo Atlético de Madri nas semifinais da Liga dos Campeões, mas tiveram o mérito de defender os dois título nacionais.

Já o Sevilla perdeu a oportunidade de erguer duas taças em uma semana, depois de conquistar o tricampeonato na Liga Europa, com vitória de virada por 3 a 1 sobre o Liverpool na decisão.