Topo

Goleiro brasileiro disputará Eurocopa com a Rússia

21/05/2016 20h24

Moscou, 21 Mai 2016 (AFP) - Recém-naturalizado russo, o goleiro brasileiro Guilherme Marinato foi convocado neste sábado para disputar a Eurocopa com a seleção do seu país adotivo.

Natural de Cataguases, no interior de Minas Gerais, Guilherme, de 30 anos, teve passagem no Atlético Paranaense, saiu do Brasil em 2007, para defender o Lokomotiv Moscou.

O goleiro obteve a cidadania russa no final do ano passado e fez sua estreia com a seleção no dia 26 de março, na vitória por 3 a 0 sobre a Lituânia.

O técnico Leonid Slustky, que conquistou neste sábado o título de campeão russo com o CSKA Moscou, resolveu levar mais um jogador de origem estrangeira para a Euro, o zagueiro alemão Roman Neustädter, do Schalke 04.

Natural de Dniepropetrovsk, na Ucrânia, Neustädter já vestiu duas vezes a camisa da seleção alemã, mas ainda tem a possibilidade de trocar por não ter atuado em jogos oficiais com a 'Mannschaft'.

O zagueiro sequer obteve a nacionalidade russa, mas o mistro dos esportes, Vitali Mutko, garantiu à agência R-Sport que "a questão está sendo resolvida".

O resto da convocação é sem surpresas, com oito jogadores do CSKA e cinco do Zenit São Petersburgo. Artilheiro do campeonato russo, Fyodor Smolov, do Krasnodar, também foi chamado.

A Rússia disputará amistosos com a República Tcheca, no dia 1º de junho, em Innsbruck, na Áustria, e com a Sérvia, no dia 5, em Mônaco.

A estreia pelo grupo B da Euro será contra a Inglaterra, no dia 11 de junho. Os russos enfrentarão em seguida a Eslováquia, no dia 15 e o país de Gales, no dia 20.

-Lista dos 23 convocados da Rússia para a Eurocopa:

Goleiros: Igor Akinfeev (CSKA Moscou), Guilherme Marinato (Lokomotiv Moscou), Yuri Lodygin (Zenit São Petersburgo)

Defensores: Aleksei Berezutski (CSKA Moscou), Vasili Berezutski (CSKA Moscou), Sergei Ignashevich (CSKA Moscou), Dmitri Kombarov (Spartak Moscou), Roman Neustädter (Schalke 04/ALL), Igor Smolnikov (Zenit São Petersburgo), Roman Shishkin (Lokomotiv Moscou), Georgi Shchennikov (CSKA Moscou)

Meio-campistas: Aleksandr Golovin (CSKA Moscou), Denis Glushakov (Spartak Moscou), Igor Denisov (Dinamo Moscou), Alan Dzagoev (CSKA Moscou), Oleg Ivanov (Terek Grozny), Pavel Mamaev (Krasnodar), Aleksandr Samedov (Lokomotiv Moscou), Oleg Shatov (Zenit São Petersburgo), Roman Shirokov (CSKA Moscou)

Atacantes: Artyom Dzyuba (Zenit São Petersburgo), Aleksandr Kokorin (Zenit São Petersburgo), Fyodor Smolov (Krasnodar).