Topo

Leicester e Bayern a uma vitória do título nacional

28/04/2016 17h36

Paris, 28 Abr 2016 (AFP) - Depois do Paris Saint-Germain na França e da Juventus na Itália, o futebol europeu pode definir outros dois campeões nacionais neste fim de semana, com o esperado tetracampeonato do Bayern de Munique na Alemanha e o muito mais inesperado título inédito do Leicester na Premier League inglesa.

Ambos precisam apenas de uma vitória para garantir o título antecipado, mas não terão vida fácil: os bávaros recebem no sábado o Borussia Moenchengladbach, para o qual sofreram uma das duas derrotas na temporada, enquanto os 'Foxes' visitam o tradicional Manchester United, no 'Teatro dos Sonhos' de Old Trafford.

Na Espanha, a briga continua acirrada, com duelo à distância entre Barcelona, Atlético e Real Madrid, que deve ter seu desfecho apenas na última rodada.

- Bayern na hora do vamos ver -O time bávaro tem a oportunidade de garantir de vez o título da Bundesliga para poder focar 100% na Liga dos Campeões, na qual precisa reverter uma situação complicada depois da derrota por 1 a 0 na partida de ida das semifinais, contra o Atlético de Madri. Antes de receber os 'colchoneros', os comandados de Pep Guardiola terão outro jogo decisivo em Munique, neste sábado, contra o Gladbach.

Em dezembro, no primeiro turno, foi justamente esse adversário que acabou com a invencibilidade do 'Rekordmeister' na temporada, com vitória impressionante por 3 a 1 no Borussia Park. Desde então, o Bayern só perdeu mais uma vez, no dia 2 de março diante do Mainz.

Na verdade, os bávaros também podem dar a volta olímpica se não vencerem o Gladbach, desde que o outro Borussia, de Dortmund, não vença o atual vice-campeão Wolfsburg.

Mais tarde no sábado, o terceiro colocado Bayer Leverkusen recebe o quarto Hertha de Berlim, em duelo importante entre dois times em busca da vaga na Liga dos Campeões.

O próprio Gladbach (5º) ainda está na briga, assim como Mainz (6º) e Schalke 04.

- Leicester perto de realizar sonho -O palco não poderia ser mais indicado. Old Trafford, o 'Teatro dos Sonhos'. Casa do Manchester United, maior campeão inglês da história, com vinte títulos nacionais.

No domingo, o sonho do Leicester pode se tornar realidade: basta uma vitória sobre os 'Diabos Vermelhos' para mandar o pequeno time dos 'Midlands' ao paraíso. Nem o apostador mais ousado teria feito esse palpite e os próprios fãs do time dos Midlands continuam se beliscando para ter certeza de que não estão sonhando.

Com sete pontos de vantagem sobre o Tottenham a três rodada do fim da Premier League, o time comandado por Claudio Ranieri está na mesma situação que o Bayern: pode ser campeão até com uma derrota, se o vice-líder, no caso o Tottenham, sair derrotado clássico de segunda-feira contra o Chelsea, em Stamford Bridge.

O problema é que o United não deve ser presa fácil para as 'Raposas'. O time comandado por Louis Van Gaal joga sua última cartada na briga por uma vaga na Liga dos Campeões.

O United tem cinco pontos a menos que o Arsenal (4º) e o arquirrival Manchester City (3º), que enfrentam Norwich e Southampton, respectivamente.

- Liga Espanhola indefinida -Enquanto Itália e França já conhecem seus campeões e Alemanha e Inglaterra pretendem descobrir os seus neste fim de semana, na Espanha tudo está completamente indefinido.

O Barcelona é o líder com os mesmos 82 pontos do Atlético de Madrid, enquanto o Real Madrid vem logo atrás com um ponto a menos.

Além da vantagem no saldo de gol sobre o Atlético e o ponto a mais em relação ao Real, o Barça também se encontra em posição mais favorável que os rivais para garantir o bicampeonato espanhol devido ao fato de ser o único dos três que pode focar exclusivamente na disputa nacional, a três rodadas para o fim da competição.

Eliminados da Liga dos Campeões nas quartas de final, Messi, Neymar e companhia estão descansados e enfrentam no sábado o Betis, enquanto o Atlético venceu duelo duríssimo contra o Bayern de Munique (1-0) e o Real ficou no 0 a 0 com o Manchester City, no meio da semana na ida das semifinais da Champions.

Desgastado e desfalcado, o Real terá que poupar novamente os atacantes Cristiano Ronaldo e Karim Benzema na Liga, no sábado contra a Real Sociedad, para ver se consegue recuperar as duas estrelas para o confronto de volta contra o City, na próxima quarta-feira no Santiago Bernabéu.

Com menos problemas que Zinedine Zidane para escalar seu time, Diego Simeone, porém, deverá descansar algumas das principais peças do Atlético no sábado contra o Rayo Vallecano de olho no decisivo duelo com o Bayern, desta vez em Munique, na terça-feira.

Principais jogos desse fim de semana na Europa (horário de Brasília):

--Campeonato Alemão (32ª rodada)

- Sábado:

(10h30) Bayern de Munique - B. Moenchengladbach

Borussia Dortmund - Wolfsburg

Hannover - Schalke 04

(13h30) Bayer Leverkusen - Hertha Berlim

- Segunda-feira:

(15h15) Werder Bremen - Stuttgart

--Campeonato Inglês (36ª rodada)

- Sábado:

(13h30) Arsenal - Norwich City

- Domingo:

(10h05) Manchester United - Leicester

(12h30) Southampton - Manchester City

- Segunda-feira:

(16h00) Chelsea - Tottenham

--Campeonato Espanhol (36ª rodada)

- Sexta-feira:

(15h30) Sporting - Eibar

- Sábado:

(11h00) Real Sociedad - Real Madrid

(13h15) Atlético de Madri - Rayo Vallecano

(15h30) Betis - Barcelona

- Domingo:

(07h00) Athletic Bilbao - Celta Vigo

(15h30) Valencia - Villarreal

--Campeonato Francês (36ª rodada)

- Sexta-feira:

(15h30) Paris SG - Rennes

- Sábado:

(09h00) Nantes - Nice

(14h00) Monaco - Guingamp

(16h00) Lyon - Gazélec-Ajaccio

--Campeonato Italiano (36ª rodada)

- Sábado:

(15h45) Chievo - Fiorentina

- Domingo:

(07h30) Juventus - Carpi

(10h00) Milan - Frosinone

(15h45) Lazio - Inter

- Segunda-feira:

(14h00) Genoa - Roma

(16h00) Napoli - Atalanta.