Topo

Com o rosto coberto, Pistorius chega a tribunal para audiência de suposto assassinato

Pistorius chega ao tribunal para prestar depoimento sobre suposto assassinato - AP Photo
Pistorius chega ao tribunal para prestar depoimento sobre suposto assassinato Imagem: AP Photo

Da AFP, em Pretória (AFS)

15/02/2013 06h38

O sul-africano Oscar Pistorius, primeiro atleta paralímpico que também disputou os Jogos Olímpicos, em Londres-2012, chegou na manhã desta sexta-feira ao tribunal de instância de Pretória, ao qual comparece pelo suposto assassinato da namorada.

Dois veículos da polícia chegaram ao tribunal com o atleta. Um oficial tentou esconder o rosto de Pistorius com um livro, segundo a agência de notícias Sapa. Muitos parentes e amigos do atleta estão presentes, visivelmente afetados pelo drama.


Estrela em seu país, ídolo do atletismo mundial e exemplo para milhões de pessoas, Oscar Pistorius, 26 anos, é acusado pelo assassinato de Reeva Steenkamp, de 30 anos, uma modelo sul-africana que namorava desde dezembro. A vítima faleceu com quatro tiros na madrugada de quinta-feira.

A imprensa sugeriu em um primeiro momento que a vítima havia sido confundida por Pistorius com um ladrão, mas a hipótese de acidente foi descartada pela polícia, que citou ter conhecimento de brigas entre o casal na residência do acusado.

ENTENDA O CASO PISTORIUS

  • Oscar Pistorius, 26 anos, considerado o maior atleta paraolímpico de todos os tempos, e o único a conseguir disputar as Olimpíadas (chegou às semifinais dos 400 m em Londres 2012), foi acusado formalmente pela polícia na última quinta-feira de ter assassinado a tiros a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, 29, em sua casa na cidade de Pretória, na África do Sul. O corpo de Steenkamp foi encontrado por volta de 5h de quinta-feira por paramédicos que, antes mesmo da polícia chegar ao local, declararam que Reeva estava morta. Ela foi atingida com um tiro na cabeça e outro no braço. A polícia negou essa situação, mas a primeira teoria a surgir foi de que Pistorius teria acertado os tiros em Reeva ao pensar que se tratava de um invasor. Pistorius dorme com uma pistola e com uma metralhadora ao lado da cama. Outra teoria seria de que Reeva preparava uma surpresa de dia dos namorados para Pistorius (14 de fevereiro é o ‘Valentine’s Day’ em muitos lugares pelo mundo), e teria entrado na casa sem avisar. Pistorius foi levado pela polícia para prestar depoimento, e acabou ficando detido até esta sexta-feira, dia em que se apresentou à Justiça. O pai do atleta e um ex-companheiro de equipe de revezamento da África do Sul declararam que conversaram com Pistorius e que ele estaria “chocado” com o ocorrido. A Nike, uma de suas patrocinadoras, já retirou do site do atleta uma propaganda em que compara Pistorius à uma bala.