Alcaraz vence Sinner de virada em 5 sets e vai à final de Roland Garros

Em mais um duelo cheio de alternativas e pontos espetaculares, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner mostraram mais uma vez por que seus confrontos já são vistos como o Fedal (Federer x Nadal) da nova geração. Nesta sexta-feira, nas semifinais de Roland Garros, os jovens batalharam mais uma vez por cinco sets e, no fim, de virada, com um nível de tênis espetacular, foi Alcaraz quem saiu por cima. Por 2/6, 6/3, 2/6, 6/4 e 6/3, em 4h09min, superou o rival pela quinta vez em nove jogos e avançou à final do torneio francês.

Aos 21 anos, o atual número 3 do mundo passa a ser o tenista mais jovem a alcançar finais de slam em três pisos diferentes. Decidiu o US Open de 2022, em quadra dura; Wimbledon, no ano passado, na grama; e agora Roland Garros, no saibro. Seu adversário em Paris será o vencedor do jogo entre o alemão Alexander Zverev e o norueguês Casper Ruud, que fazem a segunda semifinal ainda nesta sexta-feira.

Em números

No histórico de confrontos diretos, Alcaraz agora volta a ter a vantagem: 5 a 4 sobre Sinner.

Será a terceira final de slam da carreira de Alcaraz. Carlitos disputou as decisões do US Open de 2022 e de Wimbledon 2023. Venceu ambas.

Alcaraz, aos 21 anos, é o tenista mais jovem a alcançar finais de slam em três pisos diferentes. O US Open, em quadra dura; Wimbledon, na grama; e, agora, Roland Garros, no saibro. A marca anterior era e Andre Agassi, com 22 anos e um mês de idade.

Neste século, Alcaraz é o segundo finalista mais jovem de Roland Garros. Ele fica atrás apenas de Rafael Nadal, que venceu o torneio em 2005, 2006 e 2007 com menos idade do que Carlitos hoje.

O resultado interrompe uma série de 12 vitórias de Sinner em torneios do Grand Slam. Ele não perdia desde o US Open do ano passado. No Australian Open de 2024, somou sete triunfos e foi campeão. O italiano, contudo, já havia garantido pontos suficientes para ser oficializado como novo número 1 do mundo na próxima segunda-feira.

Como aconteceu

Sinner começou a partida de maneira brilhante. Ganhou a maioria das disputas da linha de base sem recuar, tirando o tempo do adversário. Alcaraz parecia atordoado, sem encontrar soluções, quando o italiano abriu 4/0. O espanhol ainda devolveu uma das quebras, mas perdeu o serviço novamente no sétimo game e viu Sinner fechar a parcial em 6/2.

Continua após a publicidade

O segundo set começou parecido, com o italiano quebrando o saque do espanhol, mas logo a mudança tática de Carlitos deu resultado. Jogando com mais spin e bolas mais altas, Alcaraz dificultou a vida do italiano, que não conseguiu agredir com tanta eficiência quanto antes. O espanhol devolveu a quebra e, aproveitando-se de mais erros e duplas faltas de Sinner, tomou a dianteira do set até fechar em 6/3.

Alcaraz começou o terceiro set mais confiante e logo quebrou Sinner com uma passada espetacular na cruzada (veja no vídeo acima), mas o italiano deu o troco, vencendo dois pontos seguidos com ótimas direitas e igualando o placar em 2/2 pouco depois. Jannik, então, começou a ter cãibra na mão direita e pediu seguidos atendimentos médicos. No segundo, recebeu massagem na coxa. Ainda assim, jogou mais soltou e sacou melhor. Não só salvou quatro break points no quinto game como encaixou uma passada de devolução que quebrou o serviço de Alcaraz (veja abaixo) no sexto e lhe permitiu abrir 5/2 na sequência. Com o saque afiado, confirmou mais uma vez e fez 6/3 na parcial.

O quarto set foi o mais equilibrado, com os dois tenistas confirmando seus serviços e jogando pontos espetaculares. Ninguém teve break points até o décimo game, quando Sinner errou um smash fácil que deixaria o placar em 40/15. Em vez disso, Alcaraz ganhou o ponto seguinte e teve a primeira chance de quebra da parcial. No ponto seguinte, atacou com uma direita cruzada e matou o ponto com uma esquerda indefensável para fazer 6/4 e forçar o quinto set.

Continua após a publicidade

Quando a parcial decisiva começou, Carlitos era claramente o melhor em quadra. Jogava um tênis confiante e movimentava-se brilhantemente para defender os ataques do italiano. Assim, anotou uma quebra já no segundo game e, pouco depois, liderava por 3/0. Sinner lutou até o fim, mas Alcaraz não vacilou. Completou um set impecável no nono game e carimbou sua passagem para a final.

.

Deixe seu comentário

Só para assinantes