ONG faz alerta para estado do rio Sena, palco de provas nos Jogos de Paris

A ONG Surfrider Foundation alertou para o estado "alarmante" das águas do rio Sena, onde serão realizados vários eventos olímpicos em Paris.

O que aconteceu

Das 14 medições realizadas entre setembro de 2023 e março de 2024, 13 ficaram "acima ou muito acima" dos limites recomendados para banhos. As amostragens mostraram concentrações de bactérias indicativas de contaminação fecal acima dos limites permitidos para a realização de provas de natação e triatlo.

A fundação utilizou como base amostragens do líquido durante seis meses de coleta, em colaboração com o laboratório Eau de Paris e Analy-Co. Essas informações são da agência AFP.

A diretiva europeia de 2006 e as federações de natação e triatlo estabelecem limites máximos de concentração de bactérias, sendo 1.000 unidades formadoras de colônias (UFC) por 100 ml para Escherichia coli e 400 UFC/100 ml para enterococos.

Após os resultados, a Surfrider manifestou a sua "crescente preocupação relativamente à qualidade da água do Sena" e apontou os "riscos" que os atletas, bem como os residentes, correm se nadarem em águas contaminadas.

O Sena deve sediar as provas de triatlo e de maratona aquática. Os Jogos Olímpicos de Paris acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto deste ano.

Deixe seu comentário

Só para assinantes